O Cotidiano Das Práticas Pedagógicas No Ensino De Administração – Uma Perspectiva Transformadora – Yolete Araújo Dourado

Acessar

Resumo:

Pousar o olhar pesquisador sobre as práticas pedagógicas no cotidiano do ensino de Administração é um desafio para o contexto educacional e organizacional, tendo em vista as transformações que ocorrem na sociedade de organizações que emergem nesta contemporaneidade. A preocupação do presente trabalho intitulado “O cotidiano das práticas pedagógicas no ensino de Administração: uma perspectiva transformadora” está em refletir sobre as inquietações, identificadas por professores e alunos, referentes ao processo de ensino e aprendizagem, que buscam a formação de uma outra mentalidade para o administrador nas entrelinhas do ensino de Administração. Deste modo, a questão central deste estudo é: – como se configuram as práticas pedagógicas no cotidiano do ensino de Administração, com vistas à construção de práticas transformadoras à luz do discurso dos sujeitos investigados? Sob este aspecto, o objetivo geral da pesquisa consiste em investigar as práticas pedagógicas no cotidiano do ensino de Administração, visando à construção de práticas transformadoras à luz do discurso dos sujeitos investigados. A relevância científica deste estudo está na possibilidade de contribuir para o atual contexto da produção de saberes, tendo em vista conhecer outros elementos incorporados às demandas e exigências postas pelas transformações tecnológicas e mudanças constantes que ocorrem no mundo globalizado, e, em especial à área de Administração, com reflexos no ambiente de trabalho, no sentido de propiciar uma formação acadêmica com práticas pedagógicas voltadas à transformação do homem em si próprio, de um ‘homem-cidadão’ para a sociedade complexa em que se vive nos dias atuais. Os fundamentos desta investigação deram-se a partir das construções teóricas de diversos autores, em especial, de Andrade e Amboni (2004), acerca dos aspectos históricos do ensino de Administração; de Rosemberg (2002), Candau (1996), Nóvoa (1992), no que se refere ao entendimento da formação do administrador professor; de Heller (2004), Maffesoli (2001), Penin (1995), sobre o cotidiano escolar; de Contreras (2002), Tardif (2002), com relação ao entendimento das práticas pedagógicas; de Yus (2002), Nicolescu (1999), Weil (1997) sobre a reflexão de práticas holísticas e transdiciplinares, entre vários outros. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, tendo o apoio de indicadores quantitativos. A opção por este tipo de abordagem deu-se pela natureza do trabalho em estudo. Para tanto, o caminho metodológico delimitado foi o estudo de caso. O contexto empírico para o desenvolvimento desta investigação foi uma instituição de ensino superior privada, situada em Teresina-PI, na qual os sujeitos da pesquisa foram professores e alunos em exercício de suas atividades cotidianas. Os textos trazem os depoimentos colhidos, registrados e transcritos, através de questionário, entrevista semi-estruturada e observação livre. As diferentes experiências vividas no cotidiano em sala de aula demonstram que professores e alunos vislumbram a possibilidade de construção de práticas transformadoras para o ensino de Administração. Nesta perspectiva, o estudo defende uma perspectiva transformadora permeada por práticas transdisciplinares (interdisciplinares), teórico-práticas e holísticas. Essas práticas trazem, no bojo, princípios pedagógicos integrativos, com a possibilidade de formar um administrador na sua inteireza de ser, sob o olhar da totalidade. A pesquisa traz alguns resultados significativos, dentre os quais vale destacar que a prática pedagógica dos docentes de Administração é mesclada por elementos tradicionais e tecnicistas. Concluo afirmando que se faz necessário implementar outras práticas que possam suplantar as tradicionais em busca de transformar o ensino de Administração, o que será possível com a formação continuada na perspectiva de ação-reflexão-ação.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: FUFPI/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 1.90 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Cotidiano Das Práticas Pedagógicas No pdf
  • livro O Cotidiano Das Práticas Pedagógicas No baixar
  • livro O Cotidiano Das Práticas Pedagógicas No epub
  • livro O Cotidiano Das Práticas Pedagógicas No comprar
  • livro O Cotidiano Das Práticas Pedagógicas No online
  • livro O Cotidiano Das Práticas Pedagógicas No mobi
  • livro O Cotidiano Das Práticas Pedagógicas No download