O Corpomídia Do Ator Como Endosso Da Marca No Filme Publicitário – Rogério Troiani Barbosa

Acessar

Resumo:

A mensagem publicitária, veiculada pelos filmes para televisão, gera um impacto na sua recepção que visa transformar seus signos em simbologias supostamente universais. Estas buscam aderir aos conceitos de determinados produtos ou classes de produtos. Esta pesquisa parte da hipótese de que é através do corpo dos atores dos filmes publicitários que essa mensagem se constrói, é transformada e reproduzida. Para desenvolvê-la, adotamos o conceito de corpomídia (Katz/Greiner, 2005) que apresenta um modo de observar e discutir o corpo como enunciador da cultura e da comunicação, tornando-se neste caso específico, um agente transformador do produto publicitário. O objetivo desta dissertação é, portanto, entender a ação comunicativa que o corpo estabelece, assim como, as conexões simultâneas que resultam da sua própria organização e atuam diretamente no mercado publicitário, criando uma rede de ativação entre criadores, produtores, consumidores, atores e marcas. É a partir das trocas entre corpo e ambiente que se estabelece o trânsito de informações com aptidão para gerar sistemas culturais e as respectivas narrativas simbólicas veiculadas pelos filmes publicitários. Além da teoria do corpomídia, são citadas pontualmente outras referências teóricas como a memética do evolucionista Richard Dawkins (1976), a teoria da mídia publicitária televisiva de Armando Sant´Anna (2001) e a sociologia da comunicação de Mario Perniola (2005). O corpus da pesquisa consiste na análise de três filmes publicitários realizados pelas produtoras S. F, S.S e F.F. A metodologia parte da análise da elaboração, construção e do resultado do filme publicitário já montado e pronto para a sua veiculação televisiva. O resultado esperado é uma maior compreensão do sistema políticoideológico do impacto da representação do corpo na elaboração e na execução da peça publicitária

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
  • Área de Conhecimento: COMUNICAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 455.92 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Corpomídia Do Ator Como Endosso pdf
  • livro O Corpomídia Do Ator Como Endosso baixar
  • livro O Corpomídia Do Ator Como Endosso epub
  • livro O Corpomídia Do Ator Como Endosso comprar
  • livro O Corpomídia Do Ator Como Endosso online
  • livro O Corpomídia Do Ator Como Endosso mobi
  • livro O Corpomídia Do Ator Como Endosso download