O Corpo In’Perfeito: O Cena 11 E As Relações Entre Arte, Ciência E Tecnologia – Elisa Abrão

Acessar

Resumo:

O presente trabalho investiga as relações entre arte, ciência e tecnologia, tomando a dança híbrida como possibilidade para essa análise. Desenvolve pesquisa descritivo-exploratória, de cunho bibliográfico, e faz um estudo de caso da Companhia de Dança Cena 11 (Florianópolis, Brasil), como campo exemplar para essa análise. Realizaram-se entrevistas com os integrantes desse grupo e observação de treinos, espetáculos ao vivo, ensaios e vídeos do grupo. Destacam-se dois eixos para a análise desses dados. O primeiro configura-se pela análise das técnicas de dança “percepção física” e clássica, na arte do Cena 11. Assim, inicialmente, analisa-se a idéia de narrativa na arte do grupo, na busca por compreender a técnica “percepção física”, criada e desenvolvida pelo grupo, bem como questionar suas implicações e seus fundamentos. Essa técnica é considerada inovadora pela criação de novos registros corporais. Analisa-se, ainda, a presença de aulas de técnica clássica na preparação física dos dançarinos. Discute-se a concepção de técnica e tecnologia por parte do grupo, analisando-se os recursos tecnológicos que são considerados pelo grupo extensões do ser humano em sua busca por superar os limites do corpo. Discutem-se também as implicações para os seres humanos envolvidos em tal prática, focando principalmente a questão da dor e a necessidade de recursos tecnológicos na realização das técnicas pela companhia. O segundo eixo versa sobre o papel das tecnologias utilizadas pelo grupo Cena 11, foca principalmente a análise das tecnologias nos espetáculos, na forma como a arte do grupo apresenta-se ao público. A utilização das tecnologias e, em certa medida, seu próprio desenvolvimento são permeados por princípios científicos básicos para a realização da arte do grupo. Dentre as teorias científicas, o Grupo Cena 11 destaca o evolucionismo como fundamento para sua arte. Finalizando as reflexões, questiona-se a dimensão “mercadoria” do espetáculo artístico como contrapasso estético. Essa dimensão da análise foi necessária, diante da condição profissional do grupo em estudo, no qual ocorrem relações de produção e trabalho, além da disputa por patrocínio.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSC/EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 932.09 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Corpo In’Perfeito: O Cena 11 pdf
  • livro O Corpo In’Perfeito: O Cena 11 baixar
  • livro O Corpo In’Perfeito: O Cena 11 epub
  • livro O Corpo In’Perfeito: O Cena 11 comprar
  • livro O Corpo In’Perfeito: O Cena 11 online
  • livro O Corpo In’Perfeito: O Cena 11 mobi
  • livro O Corpo In’Perfeito: O Cena 11 download