O Corpo-Imagem Na Cultura Do Consumo: Uma Análise Histórico-Social Sobre A Supremacia Da Aparência No Capitalismo Avançado – Tatiane Pacanaro Trinca

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Resumo:

Presenciamos diariamente no contexto das sociedades ocidentais industrializadas a frenética e obsessiva importância dada ao corpo e à moda; ambos se entrelaçam aos padrões de beleza disseminados pela indústria cultural; o que propicia uma crescente corrida ao consumo de novidades estéticas. Diante disso; objetiva-se compreender; por meio de uma análise histórico-social; o desenvolvimento do fenômeno do culto ao corpo e à aparência; tendo em vista as práticas cotidianas da cultura do consumo aprofundadas no capitalismo avançado. Considerando que há uma correspondência entre a produção cultural e as experiências e modos de subjetividade nas sociedades capitalistas contemporâneas e à luz de uma perspectiva materialista – embora dialogando com autores de diferentes abordagens epistemológicas – procuramos identificar como a lógica da mercadoria e da racionalidade instrumental se manifestam tanto na moda quanto na busca de um corpo ideal.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESP/MAR/CIÊNCIAS SOCIAIS
  • Área de Conhecimento: SOCIOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 998.52 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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