O Corpo Administrado: Biopolítica E Disciplinarização Na Revista Brasileira De Educação Física (1972 – 1980) – Washington Luiz De Carvalho

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Resumo:

Nesta dissertação; é apresentado o resultado da pesquisa documental que teve; na Revista Brasileira de Educação Física; a fonte para o tratamento teórico dos discursos biopolíticos e dos processos de disciplinarização que permeiam a Educação Física e Esportiva. O trabalho está inserido na Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação (FACED/UFU). A análise do material serviu-se das obras de Michel Foucault; cujos estudos auxiliaram na elucidação dos diversos mecanismos de controle que são veiculados nos discursos sobre o corpo. De início; no primeiro capítulo; a dissertação trata de examinar o novo paradigma científico denominado de Teoria Geral dos Sistemas. Historicamente; os tecnocratas que representavam a Educação Física e Esportiva elegeram a Teoria Geral dos Sistemas por acreditarem ser esta a melhor técnica para gerenciamento das ações governamentais. Foi possível constatar; também; que houve o alinhamento entre a posição governamental e o saber produzido na área. A partir dos discursos veículados pela Revista Brasileira de Educação Física; no segundo capítulo; a argumentação se detém nas categorias acima mencionadas; biopolítica e disciplinarização; a primeira categoria permitiu uma abordagem de natureza teórica; e a segunda pedagógica. Foi possível evidenciar; com base nos estudos de Foucault; que a rede construída pela moral vigente e a prática pedagógica da Educação Física exerce o controle social pelo “sequestro” do tempo livre das pessoas com atividades lícitas e saudáveis. Quanto à disciplinarização; faz-se uma leitura de artigos de cunho pedagógico que perpassam o periódico analisado; mostrando que técnicas de condução de alunos; tidas; supostamente; como inovadoras; nada mais são do que processos de dominação muito bem identificados nas obras de Foucault. Por fim; foi discutido o modelo neoliberal de ser e estar no mundo e as atividades físicas. Mais uma vez; os discursos que circulam nas instituições de formação superior deixam antever o alinhamento ideológico da Educação Física e Esportiva aos princípios do neoliberalismo; que objetivam subjetivar os indivíduos sob a égide dos valores que sustentam esse modelo de sociedade.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFU/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 6.22 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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