O Coordenador Pedagógico, O Trabalho De Formador Na Escola Pública E As Concepções Que Subjazem As Sias Práticas. – Marimar Da Silva Barros Vieira

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Resumo:

A presente pesquisa está vinculada ao mestrado em educação no PPGE/MT e tem como objetivo principal compreender como os/as coordenadores/as pedagógicos/as da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis (MT) vivenciam seu papel. Buscou-se conhecer as concepções sobre a função que exerce, sobre o cotidiano em que atuam e em relação à autonomia que vivenciam ou almejam, na condição de participantes da equipe diretiva da escola e líderes no processo escolar. No desempenho da função coordenadora o/a profissional da educação tem que lidar com as concepções sobre educação, sociedade, seres humanos e práticas educativas, que concernem à sociedade, ao sistema educacional, aos profissionais da educação e à comunidade escolar atendida.Nesse sentido, a discussão sobre as concepções que subjazem as práticas do/a coordenador/a pedagógico/a encontra sua relevância social e acadêmica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a utilização da entrevista como fonte de coleta de dados, além da análise de documentos. O estudo se concentrou em dois eixos: o primeiro se refere à organização do trabalho pedagógico na escola – que se realiza a partir da LBD 9394/96, da Normativa (Secretaria Municipal de Educação) e pelo projeto político pedagógico (escola). O segundo eixo traz o entendimento da cotidianidade expresso nas vozes das coordenadoras/supervisoras. Os principais referenciais teóricos foram buscados em André (2006, 2007 e 2008), Contreras (2002), Carvalho (2005, 2006, 2008), Cury (1995), Dubar (1997), Freire (1987, 1991, 1996), Garcia C. M. (1999), Gramsci (1982), Heller (2007), Kosik (1976) Libâneo (2004), Lück (2006), Paro (2007, 2008), Silva Júnior (1997), Veiga (1995), e Vieira Pinto (1991). Utilizamos vários artigos da coleção “O coordenador Pedagógico”. A partir da análise das normativas e das falas das coordenadoras/supervisoras conclui-se que há uma convergência quanto ao entendimento das atribuições desses profissionais na organização do trabalho pedagógico na escola e na formação da formação continuada da escola. No entanto, as professoras coordenadoras e as supervisoras relatam que trabalham muito e realizam diversas atividades que nem sempre correspondem à função coordenadora. O principal ponto de estrangulamento relaciona-se com a formação continuada, com respeito a não existência de um programa consistente que contribua com a emancipação docente ou com o desenvolvimento profissional docente. Nesta perspectiva, pode-se constatar a importância da articulação entre a teoria e a prática na constituição de uma práxis, que se quer emancipatória e consciente das possibilidades e limites que a atividade educacional apresenta.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFMT/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 1.63 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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