O Coordenador Pedagógico Na Educação Infantil Da Rede Municipal De Educação De Florianópolis: Marcas De Uma Experiência Democrática – Rose Elaine De Liz Waltrick

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Resumo:

O presente estudo situa-se na área da Educação Infantil e tem como tema central a coordenação pedagógica. Analisa o surgimento do cargo de Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Educação de Florianópolis entre os anos de 1995 e 1996; período de maior participação dos profissionais da educação na discussão dos rumos educacionais a serem traçados pela administração que assumia. Tenta compreender os motivos do surgimento desse profissional; as atribuições que lhe foram conferidas e; sobretudo; a afirmação de seu caráter distinto do supervisor escolar. Tem como perguntas orientadoras; dentre outras as seguintes: Que motivos levaram ao seu surgimento? Quais as causas de seu declínio? O que levou à afirmação do cargo e da função de supervisão escolar nas unidades de educação infantil? Que elementos tensionaram esse processo? Trata-se de uma concepção ou apenas de um cargo ainda em disputa? A pesquisa busca respostas na história da própria rede; onde certamente estão os elementos que tornaram possível o debate sobre a necessidade de um co-ordenador e o surgimento dos documentos que registraram a experiência de atuação desse profissional nas unidades de educação infantil da rede; ainda que por curto espaço de tempo. A pesquisa documental organiza os dados que mostraram a impossibilidade política da preservação desse cargo; e a explicação para a conseqüente afirmação desse lugar como sendo da “supervisão escolar”. Tendo como referência aspectos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético; o processo de investigação se apoiou em material documental e na pesquisa de campo; construindo os dados empíricos por meio da análise de documentos; principalmente na Secretaria Municipal de Educação; que se relacionavam direta ou indiretamente à supervisão e/ou coordenação pedagógica da/na educação infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis; a partir de 1976 até 2007; consubstanciados por entrevistas orais com sujeitos significativos para a compreensão do fenômeno em estudo. Como resultado do trabalho pode-se afirmar que o coordenador pedagógico concretizado na e pela educação infantil da rede municipal de educação de Florianópolis entre os anos de 1995 e 1996 foi resultado de várias determinações; entre as quais figurava como bastante importante a existência de uma gestão mais democrática frente à administração municipal; mas também refletia e traduzia uma tendência já desenhada; ainda que de maneira embrionária; desde os anos iniciais da rede. Reconhece também que o projeto de sua criação foi alimentado pelas pesquisas e debates nacionais que; à época; contribuíram para a afirmação da área como uma especificidade; isto é; reafirmando que na educação infantil tal função não se delimita nem se define pela lógica escolar.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSC/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 893.51 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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