O Conteúdo Física Moderna Nos Livros Didáticos Do Pnlem – Lucas Dominguini

Acessar

Resumo:

A educação é uma atividade essencialmente humana e visa transmitir as novas gerações os conhecimentos historicamente produzidos pelos demais seres humanos. Ao apropriar-se desses conhecimentos, o ser humano torna-se capaz de compreender as causalidades da natureza e pode assim agir sobre ela, transformando-a e adequando-a a suas necessidades. Desta forma, quanto mais profundo for o domínio dos homens sobre as causalidades da natureza, maior será o seu poder intervenção sobre ela. Nos últimos anos, verifica-se um esvaziamento dos conteúdos de ensino. Este, por sua vez, é posicionamento contrário a um dos requisitos necessários para a superação da condição humana de exploração, em prol de uma emancipação humana: o domínio mais profundo possível dos conteúdos específicos de cada área do conhecimento. No campo da Física, os conhecimentos oriundos da Física Moderna representam os conhecimentos mais intensos acerca das racionalidades natureza. Com isso, nos últimos anos é crescente a discussão sobre a inserção desses conhecimentos no currículo do Ensino Médio. Em 2008, o Governo Federal, por meio do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM), disponibilizou para as escolas da rede pública nacional exemplares de livros didáticos de Física para escolha e utilização nos anos subsequentes. Dessa forma, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo analisar o conteúdo de Física Moderna nos livros didáticos de Física oferecidos pelo PNLEM. Durante o desenvolvimento da pesquisa, identificou-se analiticamente o aprofundamento dado pelo livro didático para o conhecimento de Física Moderna e a possibilidade de apropriação deste por estudantes. Explicitou-se também a forma como os conteúdos de Física Moderna são apresentados nos livros didáticos, sob o ponto de vista didático-metodológico e histórico dos conhecimentos dessa área. A pesquisa é realizada por análise do conteúdo do livro didático do professor, que contém além das informações presente no livro do aluno, as orientações metodológicas de ensino no manual do professor e do catálogo do PNLEM. No que se refere à inserção da Física Moderna no Ensino Médio, os autores divergem entre si. Isso faz com que este conteúdo seja disponibilizado com magnitudes diferentes. Enquanto em alguns livros esses conhecimentos são estruturados em unidades didáticas próprias, em outros aparecem tão somente como leituras complementares. Isso reflete diretamente na intensidade como são apresentados os conteúdos, evidenciando o esvaziamento do conteúdo de Física Moderna em alguns exemplares do PNLEM de Física. Portanto, o professor deve estar atento no momento de escolha das obras a serem utilizadas para evitar uma educação esvaziada de conteúdos e conhecimentos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESC/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 3.44 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Conteúdo Física Moderna Nos Livros pdf
  • livro O Conteúdo Física Moderna Nos Livros baixar
  • livro O Conteúdo Física Moderna Nos Livros epub
  • livro O Conteúdo Física Moderna Nos Livros comprar
  • livro O Conteúdo Física Moderna Nos Livros online
  • livro O Conteúdo Física Moderna Nos Livros mobi
  • livro O Conteúdo Física Moderna Nos Livros download