O Consumo De Moda E As Mulheres De Fortaleza: Identidade E Relações Sociais – Carolina De Castro Costa

Acessar

Resumo:

Investiga a constituição de identidades e a regulação social por meio do consumo de moda. Para isso, estuda a relação entre consumo, identidade e regulação, consumo de massa, globalização, moda e comportamento feminino de compra. A metodologia se forma na Teoria das Representações Sociais, que busca apontar os significados do consumo de moda elaborados por mulheres consumidoras de Fortaleza. A Teoria das Representações Sociais busca entender por que as pessoas fazem o que fazem, como compras de itens de marcas. A realidade de consumo favorece esta investigação. A textualidade impressa na moda (vestuário e marcas) fornece significados que foram examinados com base no discurso de mulheres que se reuniram em grupos de foco para atender à pesquisa. Os resultados mostraram cinco categorias de representações sociais presentes no repertório feminino: bemestar, aparência, status, ambiente e autonomia. As falas analisadas indicam também diferentes formas de identificação: a mulher hedonista, bela, reconhecida e aceita socialmente, adequada aos lugares que frequenta e de decisão autônoma. As esferas reguladoras são o eu, corpo, sociedade e ambiente. Palavraschaves: consumo feminino, moda, identidade e regulação social.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNIFOR/PSICOLOGIA
  • Área de Conhecimento: PSICOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 556.35 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Consumo De Moda E As pdf
  • livro O Consumo De Moda E As baixar
  • livro O Consumo De Moda E As epub
  • livro O Consumo De Moda E As comprar
  • livro O Consumo De Moda E As online
  • livro O Consumo De Moda E As mobi
  • livro O Consumo De Moda E As download