O Consumismo E A Dimensão Espiritual Das Marcas: Uma Análise Crítica – Mario Ernesto R. Schweriner

Acessar

Resumo:

Esta tese objetiva comprovar que; na sociedade de consumo; indivíduos consumistas transcendem sua relação funcional com as mercadorias; buscando nas marcas de prestígio uma dimensão espiritual; que substitui ou complementa as experiências religiosas tradicionais; e que se revela fetichizada. O consumismo é superlativo de compras; posses e uso; uma dependência de bens “não essenciais” (supérfluos) para atender aos desejos sem fim. É impossível satisfazer a desejos sem fim: daí a expressão meta “transcendental” do consumo; posicionada além do alcance e da capacidade de atingi-la. A dimensão transcendente do consumo; por meio do simbolismo das mercadorias potencializado pelas marcas de prestígio; propicia encantamento e sentido ao indivíduo; e se presta a preencher o espaço outrora ocupado pela família; Igreja e comunidade. O sujeito busca; na mercadoria fetichizada pela marca; satisfazer seu desejo mimético; e/ou compensar valores frágeis ou ausentes; o que é reforçado pela propaganda. O sentido último da vida dos indivíduos materialistas produz efeitos imediatos que são positivos para eles e para a economia; mas potencialmente negativos mais à frente para o planeta; para sociedade e para os indivíduos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UMESP/CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
  • Área de Conhecimento: TEOLOGIA
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.76 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Consumismo E A Dimensão Espiritual pdf
  • livro O Consumismo E A Dimensão Espiritual baixar
  • livro O Consumismo E A Dimensão Espiritual epub
  • livro O Consumismo E A Dimensão Espiritual comprar
  • livro O Consumismo E A Dimensão Espiritual online
  • livro O Consumismo E A Dimensão Espiritual mobi
  • livro O Consumismo E A Dimensão Espiritual download