O Conhecimento Do Desenvolvimento Histórico Dos Conceitos Matemáticos E O Ensino De Matemática: Possíveis Relações – Adriana Aparecida Dambros

Acessar

Resumo:

Este trabalho pretende contribuir para as investigações sobre a história da matemática no ensino de matemática, ao buscar relações que podem ser estabelecidas entre o conhecimento do desenvolvimento histórico de um conceito matemático, pelo professor, e o ensino do mesmo. Nesse intuito, foi realizado um estudo de caso com uma professora das séries iniciais, em que foi estudado, durante diversos encontros, a história do sistema de numeração decimal e analisado, posteriormente, as alterações ocorridas nas aulas dessa professora. Nessa análise foram tomados como referência os estudos de Piaget sobre as relações entre o pensamento científico e a gênese do conhecimento na criança. Concluiu-se que o conhecimento da historicidade do sistema de numeração decimal, pela professora, mudou a sua forma de compreendê-lo e ensiná-lo, transparecendo, principalmente, na consideração que ela passou a demonstrar pelas formas de pensar dos seus alunos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFPR/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.34 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Conhecimento Do Desenvolvimento Histórico Dos pdf
  • livro O Conhecimento Do Desenvolvimento Histórico Dos baixar
  • livro O Conhecimento Do Desenvolvimento Histórico Dos epub
  • livro O Conhecimento Do Desenvolvimento Histórico Dos comprar
  • livro O Conhecimento Do Desenvolvimento Histórico Dos online
  • livro O Conhecimento Do Desenvolvimento Histórico Dos mobi
  • livro O Conhecimento Do Desenvolvimento Histórico Dos download