O Conhecimento Da Paisagem No Despertar Da Educação Ambiental: O Papel Das Escolas Na Conservação Dos Recursos Naturais Do Parque Nacional Da Tijuca – Rj – Tereza Cristina Arouca Fambcah

Acessar

Resumo:

A presente pesquisa teve como objetivo compreender os sentimentos e as significações estabelecidas entre comunidades escolares e o Parque Nacional da Tijuca; localizada na cidade do Rio de Janeiro. São três escolas da Rede Pública; situadas no entorno da Unidade de Conservação (UC). O estudo em Geografia da Percepção com fundamentação filosófica na fenomenologia entende que a percepção produz o comportamento; portanto as investigações geográficas aqui apresentadas partem das análises subjetivas das experiências vividas. As subjetividades são construídas no cotidiano; onde os conflitos são inevitáveis. Os resultados da pesquisa apontam para as singularidades construídas historicamente por cada indivíduo em seu contexto; além disso; cada comunidade escolar possui o seu “olhar” e a sua percepção da paisagem florestada. Tais resultados apontam ainda uma identificação da E.M. Diogo Feijó com seu entorno florestal; onde nota – se um sentido de pertencimento e familiaridade com o lugar. Por sua vez; os sentimento e percepções diagnosticados na E.M. Matta Machado se apresentam de forma confusa; pois o limite (intervenção do Estado) que separa a UC e a comunidade afastaram os moradores das experiências cotidianas; que tinham; com a Floresta. Portanto o entorno da UC vem se tornando estranho e distante das relações estabelecidas no ambiente escolar. Na E.M Menezes Vieira ele não é percebido; pois a comunidade não se identifica com o lugar; já que suas experiências cotidianas não incluem o ambiente externo da escola; pois muitos residem em áreas mais afastadas da unidade escolar. Diante da multiplicidade de relações; identificações e conhecimentos sobre o entorno florestal das unidades escolares torna – se necessários novos conhecimentos e reconhecimentos; de maneira a reinterpretar a realidade vivida. O conhecimento real da paisagem passa por novas leituras; resignificações e a construção de novos valores visando a conservação do PNT; através do processo democrático de diálogo e troca de saberes desenvolvidos pelas práticas de Educação Ambiental comprometida com o estudo do lugar. A ações efetivas de inserção do conhecimento do meio ambiente nas experiências pedagógicas das unidades escolares envolverão o Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca – CEAMP; visando proporcionar um espaço coletivo para construção de novas reflexões e percepções com vistas a valorização e conservação do Parque Nacional da Tijuca.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UERJ/GEOGRAFIA
  • Área de Conhecimento: GEOGRAFIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 11.32 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Conhecimento Da Paisagem No Despertar pdf
  • livro O Conhecimento Da Paisagem No Despertar baixar
  • livro O Conhecimento Da Paisagem No Despertar epub
  • livro O Conhecimento Da Paisagem No Despertar comprar
  • livro O Conhecimento Da Paisagem No Despertar online
  • livro O Conhecimento Da Paisagem No Despertar mobi
  • livro O Conhecimento Da Paisagem No Despertar download