O Concurso Público No Processo De Profissionalização Docente: Análise Dos Concursos Realizados Pela Prefeitura Do Município De São Paulo (2004 E 2007) E Perfil Dos Professores De História Aprovados – Lívia Freitas Dos Santos

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Resumo:

Esta pesquisa teve por objetivo estudar as relações entre o concurso público, o processo de profissionalização dos professores e o perfil sócio-cultural dos professores aprovados. É integrante do projeto de pesquisa Processos de Formação de Professores e Estatuto Profissional do Magistério, da linha de pesquisa Escola e Cultura: perspectivas das Ciências Sociais, desenvolvidos no âmbito do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. Analisaram-se os dois concursos recentes realizados pela Prefeitura do Município de São Paulo, para professor adjunto (2004) e para professor titular (2007), a organização da rede e da carreira docente deste município e o perfil sócio-cultural dos professores de História aprovados nos dois concursos, divididos por ordem de classificação e por concurso prestado (A1, A2, A3 e T1, T2, T3). Os referenciais norteadores da pesquisa foram Nóvoa, no que concerne ao processo de profissionalização docente, Weber, na análise do concurso enquanto instrumento da burocracia de Estado, e Bourdieu, para análise do perfil sócio-cultural dos professores, a partir de seus conceitos nucleares: capital cultural e social, campo e habitus. Para a análise, utilizou-se dos dispositivos legais para a organização do concurso (editais) e para a organização interna da rede municipal de educação (estatuto do magistério, leis, decretos, portarias), além de questionários aplicados aos professores de História aprovados, entre os meses de fevereiro e junho de 2008, sobre a sua origem, práticas culturais, formação, opinião sobre o concurso e a carreira. Verificou-se que o concurso está no cerne do processo de profissionalização dos professores, sendo um importante instrumento da burocracia moderna para a seleção, o edital revela o profissional esperado pelo Estado e a disputa pelo saber legítimo dentro do campo educacional operada pelos diversos grupos políticos, os diferentes cargos ocupados pelos professores e as inconstâncias legais provocam status diferenciado dentro da rede e desestabilização, as expectativas manifestas pelos professores em relação ao concurso e à profissão estão ligadas ao capital cultural que possuem e ao espaço social que ocupam.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 1.60 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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