O Concerto Para Viola E Orquestra De Antonio Borges-Cunha: A Obra E Uma Interpretação – Ricardo Lobo Kubala

Acessar

Resumo:

O Concerto para Viola e Orquestra de Antônio Borges-Cunha foi composto em 2007 e estreado no mesmo ano, em apresentação que teve o autor desta investigação como solista e o próprio compositor como regente. Desde o início do projeto do Concerto, ocorreu amplo diálogo entre compositor e solista acerca da natureza da viola e da concepção estética da obra. Dessa forma, o intérprete pôde acompanhar o processo de criação da obra com proximidade, que, ao permitir uma visão abrangente dos procedimentos composicionais e ideário estético de Borges-Cunha, forneceu informações acerca da organização do material musical e expectativas do compositor em relação a aspectos expressivos. No primeiro capítulo, investiga-se a obra por meio da observação de sua estruturação formal, o que resulta em associações entre variedade de elementos de relevância, tanto para o entendimento da obra em si como para tomadas de decisões no âmbito interpretativo. Nos capítulos que se seguem, estudam-se aspectos do processo criativo, com enfoque na participação do intérprete durante a elaboração da escrita para a viola solista. No segundo capítulo, observa-se o tratamento das possibilidades tímbricas da viola. Por meio de viés histórico, realiza-se uma reflexão sobre maneiras de manipular o potencial sonoro da viola, as quais resultaram no estabelecimento de alguns padrões de atribuição de valor ao timbre do instrumento. Verifica-se a ocorrência desses modelos sonoros e suas variações na obra investigada. No terceiro capítulo, desenvolvem-se considerações sobre gesto em música, circunscritas ao contexto do percurso de elaboração da escrita para viola solista. São seguidas de aplicação desses conceitos a questões específicas da área de práticas interpretativas, mediante um trabalho de delineamento de sensação de movimento e direção, coadunado com características estilísticas levantadas anteriormente. Por fim, no último capítulo, disserta-se sobre temas relacionados à técnica instrumental. Busca-se conciliar aspectos ligados à dificuldade técnica demandada pela escrita do Concerto com atributos estilísticos dessa obra, entre os quais está a intenção do compositor de escrever algumas passagens propositalmente de maneira pouco idiomática. Listam-se exemplos de alterações que resultaram do diálogo entre compositor e intérprete. Esta investigação versa sobre o tema interpretação e sobre questionamentos quanto aos caminhos que instrumentistas podem tomar na busca por resultados ricos em elementos expressivos, resultados esses que, conclui-se, também são objetivos de Borges-Cunha. É um estudo dirigido especificamente para a área de práticas interpretativas e, em âmbito mais abrangente, também para compositores que se interessem pelo ponto de vista do intérprete sobre o processo de criação de uma obra

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNICAMP/MÚSICA
  • Área de Conhecimento: MÚSICA
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 8.70 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Concerto Para Viola E Orquestra pdf
  • livro O Concerto Para Viola E Orquestra baixar
  • livro O Concerto Para Viola E Orquestra epub
  • livro O Concerto Para Viola E Orquestra comprar
  • livro O Concerto Para Viola E Orquestra online
  • livro O Concerto Para Viola E Orquestra mobi
  • livro O Concerto Para Viola E Orquestra download