O Conceito Substantivo Ditadura Militar Brasileira (1964-1984) Na Perspectiva De Jovens Brasileiros: Um Estudo De Caso Em Escolas De Curitiba – Pr – Lilian Costa Castex

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Resumo:

Este estudo insere-se na área de pesquisa em ensino de História; mais especificamente no campo de investigações da Educação Histórica; e tem por objeto investigar como jovens alunos entendem os conceitos históricos; aqui denominados de conceitos substantivos (LEE; 2001). Neste trabalho; destaca-se o conceito substantivo Ditadura Militar Brasileira (1964-1984); presente no contexto da sociedade brasileira na segunda metade do século XX. A questão principal desta investigação é: até que ponto o processo de escolarização pode ser referência para os jovens nas relações que eles estabelecem com o conceito substantivo Ditadura Militar Brasileira? Constata-se a presença desse conceito substantivo na historiografia brasileira; com idéias de ação política e conjuntural e/ou a falta de compromisso com a democracia; na memória; com as idéias de vitimização; assim como; no caso em estudo; nas narrativas dos professores; dos jovens e dos manuais didáticos. A análise teórica; construída a partir das contribuições de Dubet e Martuccelli (1997); Lee (2001); Barca (2001); Schmidt e Garcia (2006) e Carretero et al. (2007); fundamenta-se na categoria da experiência dos sujeitos – os jovens – com o conhecimento. Tomando como referência o método de investigação qualitativa; o modo de investigação é o “estudo de caso”; e o “caso em estudo” são duas escolas de ensino fundamental de 8.a série – uma pública e uma particular – da cidade de Curitiba; Paraná; Brasil. A investigação efetivou-se por meio de técnicas qualitativas: questionários e entrevistas; observação de aulas de História e pesquisa documental. As questões presentes nos instrumentos de investigação visavam ao conhecimento do pensamento dos jovens sobre o conceito substantivo; considerando-o na perspectiva da realidade social dos sujeitos investigados; bem como nas relações que estes fazem com a memória social. Os resultados indicam a importância das diferentes interpretações historiográficas para a formação do professor de História; bem como a relevância de se tomar os conhecimentos prévios dos jovens estudantes como referência para o ensino e aprendizagem dos conteúdos históricos; questões que vêm sendo difundidas e propostas pela área da Educação Histórica.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFPR/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.17 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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