O Conceito De Qualidade De Ensino: Concepções De Professores Do Curso De Pedagogia De Uma Instituição Superior De Ensino Particular – Maria De Lurdes Contro Souza Pinto

Acessar

Resumo:

Os objetivos dessa pesquisa consistem em identificar e analisar as concepções de qualidade que fundamentam a prática pedagógica de docentes de um curso de Pedagogia noturno. Entende-se que tais professores, enquanto agentes do processo de construção da qualidade do ensino possuem uma responsabilidade maior no processo educacional, pois são sujeitos que participam diretamente do processo ensino-aprendizagem de futuros educadores. Dessa forma, a melhoria na qualidade do ensino não depende somente de mudanças estruturais e curriculares das instituições de ensino, mas decorre também das concepções de qualidade que fundamentam a prática pedagógica dos professores. A pesquisa caracteriza-se como sendo participante, de campo e do tipo qualitativa, tendo sido realizada com 13, dos 14 professores que compõem o corpo docente do curso de Pedagogia da instituição estudada. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, entrevista semi-estruturada e observação. Os resultados da pesquisa indicaram o caráter multidimensional da concepção de qualidade de ensino dos professores, ou seja, não existe uma única concepção de qualidade norteando a prática docente, mas sim, diferentes enfoques que se combinam de maneira diversificada e complexa, resultado da influência de vários fatores a que os professores estão sujeitos, em suas trajetórias de vida. Foi possível, entretanto, constatar que, dos 13 professores entrevistados, 61,55%, ou seja, oito professores apresentaram ênfase nas concepções de qualidade de ensino técnica e neoliberal, inferindo-se que esta postura pode estar relacionada ao predomínio, no campo teórico e metodológico, de perspectivas empírico-analíticas, nas instituições superiores de ensino, brasileiras, até a década de 1980, quando outras tendências, fenomenológicas e dialéticas começaram a ganhar espaço. Dos oito professores associados às concepções técnica e neoliberal apenas três são graduados em Pedagogia, curso também permeado pela orientação tecnicista desde a década de 1970, período em que tais professores se formaram.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: CUML/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 1.04 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Conceito De Qualidade De Ensino: pdf
  • livro O Conceito De Qualidade De Ensino: baixar
  • livro O Conceito De Qualidade De Ensino: epub
  • livro O Conceito De Qualidade De Ensino: comprar
  • livro O Conceito De Qualidade De Ensino: online
  • livro O Conceito De Qualidade De Ensino: mobi
  • livro O Conceito De Qualidade De Ensino: download