O Conceito De Pessoa Humana No Pensamento De Lima Vaz. – Márie Dos Santos Ferreira

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Resumo:

No estágio da sociedade contemporânea constituída na pauta de um relativismo universal e de um individualismo sem limites, caracterizada pela fragmentação da imagem do ser humano, pelo predomínio da relação de objetividade, pela precariedade do reconhecimento da intersubjetividade e pela abrangência de uma crise de sentido e de valores, um imenso horizonte de questões e conflitos envolve o ser humano. No intuito de pensar o fenômeno humano frente a este contexto, Henrique Cláudio de Lima Vaz, filósofo brasileiro de grande destaque na atualidade brasileira e latino-americana pela relevância dos temas antropológicos, éticos e metafísicos por ele desenvolvidos como forma de diálogo crítico com a cultura moderna e contemporânea, se propõe encontrar um centro conceptual que unifique as múltiplas linhas de explicação do ser humano, no qual se inscrevam as categorias fundamentais do seu discurso antropológico, constituído como um discurso eminentemente ontológico da pessoa humana. Nesta dissertação, tem-se, portanto, como objetivo apresentar a constituição do conceito de pessoa humana no pensamento filosófico de Lima Vaz, seu significado, expressão e organicidade sistêmica, seguindo de perto o roteiro hermenêutico-dialético percorrido por ele na constituição das categorias que compõem o seu discurso. Para alcançar tal intento, esse trabalho foi organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo procurou-se apresentar o perfil filosófico de Lima Vaz, explicitando as características fundamentais do seu pensamento, as categorias que o estruturam conceitualmente, assim como o método por ele adotado. No segundo capítulo, é apresentada a dialética da unidade estrutural do ser humano em suas dimensões corporal, psíquica e espiritual, como expressão ontológica primeira da pessoa humana, na sua indivisibilidade e no seu ser-em-si. O terceiro capítulo volta-se para a exposição das categorias antropológicas de relação, nas dimensões de objetividade (ser-nomundo), intersubjetividade (ser-com-o-outro) e transcendência (ser-para-o-Absoluto), como expressão da abertura do ser humano à realidade na qual ele se encontra situado. Finalmente, no quarto capítulo, é explicitada a unidade existencial do ser humano, nas categorias de realização e pessoa, como ato total que opera a síntese da sua unidade estrutural e dos seus atos no seu desenvolvimento existencial. Aqui se opera o desfecho da arquitetônica do discurso vaziano em torno da reflexão antropológico-ético-metafísica sobre o ser humano, como um coroamento ético da idéia do homem como pessoa.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UECE/FILOSOFIA
  • Área de Conhecimento: FILOSOFIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 841.87 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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