O Conceito De Infância E O Papel Do Educador Em Rousseau – Fernanda Pinheiro Queiroz

O Conceito De Infância E O Papel Do Educador Em Rousseau – Fernanda Pinheiro Queiroz
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Resumo:

A presente pesquisa investiga o conceito de infância em Jean Jacques Rousseau e o lugar por ela assumido em seu projeto pedagógico de uma educação natural; bem como possíveis contribuições quanto ao papel do educador nessa perspectiva. Rousseau acreditava que a infância era indispensável à constituição do ser humano; em especial por considerá-la o início de todo e qualquer tipo de formação. Ficou conhecido como o “inventor do conceito moderno de infância”; pois; mesmo não contando com uma ciência propriamente dita; antecipou; ainda que de forma intuitiva e baseada em observações assistemáticas; a importante ideia de que a infância precisa ser estudada e percebida nela mesma; não somente a partir das referências do mundo adulto. Busca-se; portanto; com este trabalho compreender como o autor caracteriza a infância e os possíveis reflexos pedagógicos derivados de tal caracterização. Desse modo; com base nos objetivos da presente investigação; no primeiro capítulo reconstrói-se a crítica rousseauniana à forma tradicional de conceber a infância em sua época. Já; no segundo capítulo; expõe-se o conceito de infância de Rousseau; partindo de alguns princípios básicos de sua teoria; quais sejam: a criança precisa ser vista e respeitada em seu próprio mundo; o fortalecimento do corpo e refinamento dos sentidos como aspecto essencial para o desenvolvimento saudável da criança; a educação pela natureza como garantia de preservação das peculiaridades da infância; isto é; da alegria; ingenuidade; espontaneidade; simplicidade e bondade natural presentes na criança. Por fim; no terceiro capítulo trata-se do papel do adulto como condutor do processo de desenvolvimento infantil; apontando alcances e limites do fazer pedagógico a partir de uma leitura da figura do educador da infância em Rousseau.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UPF/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: FILOSOFIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 405.04 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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