O Conceito De Humanismo Nas Diretrizes Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio – Genivaldo De Souza Santos

O Conceito De Humanismo Nas Diretrizes Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio – Genivaldo De Souza Santos
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Resumo:

A filosofia nos leva em sua radicalidade ao questionamento do que à primeira vista parece pueril; como criança que frente ao “óbvio” pergunta: o que é isto?! Partindo do pensamento filosófico colocamos a questão: O que é o humanismo? Tocar na questão do humanismo é; ao mesmo tempo; tocar naquilo que confere humanidade ao homem. Como duvidar do homem? Como duvidar da possibilidade humana? Indagações que não fazem sentido para o senso comum – ainda. Nietzsche (1987) ao anunciar a “morte de deus” “abriu” o caminho para que depois Foucault (1966) anunciasse a “morte do homem” e consigo a negação do humanismo e do sujeito. As crises que abalam a estrutura da sociedade contemporânea: crise da família; crise da escola; crise da educação; entre outras; adquire a forma de uma fórmula comum: “crise do homem”. Não afirmamos que a educação deva se alinhar ao humanismo ou ao anti-humanismo; mas questionamos a postura do legislador que; de antemão; ao afirmar um humanismo; estabelece “verdades” sem a necessidade de justificativas por se tratar de um assunto óbvio. Mas qual a “obviedade” do humanismo? Assim; a centralidade de nossa pesquisa; repousou sobre a inquietante questão: qual o sentido do humanismo para as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio? A volta ao texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio na tentativa de delinear definições do humanismo e de conceitos próximos a ele; como pessoa humana; sujeito; formação moral foi necessária; bem como o estabelecimento de ligações entre o documento analisado com as Leis de Diretrizes e Bases Nº 9394/96 com a Constituição Federativa do Brasil (1988). Para em seguida percebemos; então; que; quando confrontado com o humanismo da tradição filosófica; via Existencialismo ateu sartreano; a hermenêutica do discurso do humanismo “de um tempo de transição” mostrava-se insuficiente. Amparados pelos “Estudos Culturais”; em um terceiro momento; questionamos a proposta humanista das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM); considerando que ela camufla; na verdade; uma proposta economista; já que não é o homem e seus limites que assumem a centralidade da proposta; esse lugar é ocupado pela economia e pela submissão da educação aos ditames do discurso econômico.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESP/MAR/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 770.52 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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