O Conceito De Força Na Física – Evolução Histórica E Perfil Conceitual – Tane Da Silva Radé

O Conceito De Força Na Física – Evolução Histórica E Perfil Conceitual – Tane Da Silva Radé
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Resumo:

Os estudantes em sala de aula são; quase sempre; bruscamente submetidos a concepções científicas de cunho racional sofisticado; tais como força; energia; massa; trabalho entre outras; em contraponto com noções cujo caráter simbólico cotidiano lhes traz significações impregnadas de um empirismo simplista; concernentes ao senso comum vigente em seu contexto. Um dos grandes desafios a serem tratados nas relações ensino-aprendizado é; assim; o ensino de conceitos em ciências; tendo em vista os obstáculos de ordem epistemológica e ontológica; enfrentados tanto por alunos como também por professores; face às concepções alternativas ou idéias prévias sobre tais conceitos que os alunos trazem para sala de aula e que tendem a se manter inclusive após sua graduação; coexistindo simultaneamente com as concepções científicas. Mortimer (1995); buscando entender essa coexistência; construiu um modelo; denominado ‘perfil conceitual’. Para o desenvolvimento deste projeto; foi selecionado o conceito de força; que é um conceito considerado maduro em ciências; possui um largo espectro histórico para uma análise crítica mais acurada. O objetivo deste trabalho é construir; com base na pesquisa bibliográfica selecionada; um perfil conceitual de “força”; partindo de seu desenvolvimento histórico e ontológico; associado a aspectos de sua epistemologia psicogenética; visando identificar as categorias epistemológicas e ontológicas presentes na literatura consultada; para uma melhor compreensão da coexistência de concepções alternativas e conceitos científicos; nas diversas etapas do processo de ensino-aprendizado; desde a escola fundamental até a formação acadêmica. O perfil conceitual de força foi construído através de uma Matriz Epistemológica que articula diferentes visões epistemológicas; segundo processo delineado por Santos (2005); conforme disposto na Metodologia. As visões epistemológicas utilizadas foram a visão histórico-epistemológica do conceito de força; desenvolvida por Jammer (1957); desde a Antigüidade até a Contemporaneidade; a visão psicogenética desenvolvimental segundo a pesquisa de Piaget com crianças (1973); as etapas do desenvolvimento psicogenéticohistórico de força; segundo Piaget & Garcia (1983); desde Aristóteles até Newton; e as concepções alternativas e newtonianas de alunos; analisadas em diversos trabalhos de pesquisa na área. A análise desta matriz buscou identificar possíveis categorias do perfil conceitual do conceito de força; mediante um processo de reinterpretação e síntese das diferentes visões epistemológicas e ontológicas deste conceito. Esta análise histórica nos possibilitou a identificação de oito zonas representativas para o perfil conceitual de força; indicando com tal variedade de concepções; a complexidade de um conceito tão usual e aparentemente simples. Por outro lado; entendemos que o perfil conceitual pode ser utilizado como instrumento para aceder às representações dos estudantes com relação a conceitos em ciências; ensejando aos professores desenvolverem estratégias que os façam evoluir para a noção conceitual científica.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: ULBRA/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
  • Área de Conhecimento: FÍSICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2005
  • Tamanho: 838.33 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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