O Conceito De Competência Nos Serviços De Recrutamento E Seleção De Trabalhadores: Dos Gestos Repetitivos E Prescritos Ao Fazer Humanizado E Social – Corina Alves Farinha

O Conceito De Competência Nos Serviços De Recrutamento E Seleção De Trabalhadores: Dos Gestos Repetitivos E Prescritos Ao Fazer Humanizado E Social – Corina Alves Farinha
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Resumo:

Esta pesquisa aborda o conceito de competência, caracterizado pela polissemia, visando a contribuir para seu entendimento pelas empresas prestadoras de serviços de recrutamento e seleção de trabalhadores, uma vez que lhes cabe responder às demandas por competência por parte das organizações contratantes, enfrentando o desafio de interpretar as diferentes concepções de competência manifestadas no discurso empresarial. A pesquisa, de caráter qualitativo, é amparada teoricamente por estudos de autores franceses e brasileiros dedicados à abordagem do tema competência no âmbito acadêmico e organizacional. Por meio de entrevista aberta, buscou-se responder à seguinte questão: Que princípios tendem a nortear, na atualidade, as ações dos serviços de recrutamento e seleção de trabalhadores, em função da concepção de competência predominante no âmbito das empresas contratantes? Para isso, foram analisadas as práticas de oito empresas prestadoras de serviços de recrutamento e seleção de trabalhadores, sediadas em Belo Horizonte, MG. Partiu-se do pressuposto de que a concepção de competência predominante nos serviços de recrutamento e seleção de trabalhadores privilegia princípios tradicionais, contemplando modelos construídos para a atuação do trabalhador em processos produtivos rígidos, a exemplo do modelo taylorista-fordista, centrado no cargo e na escolha da pessoa certa para o cargo certo. Os resultados evidenciam a tendência à busca de inovação, em função de mudanças no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novas tecnologias, da globalização da economia e de outros fatores, que determinaram um sistema de produção flexível e novas exigências em relação ao trabalhador, em termos de competência, gerando, conseqüentemente, a necessidade de criação de um novo referencial para a avaliação dos trabalhadores. A pesquisa constatou divergências no entendimento do conceito competência e comprovou sua associação a princípios tayloristas-fordistas no processo de recrutamento e seleção; paralelamente, contudo, evidenciou a tendência à avaliação dos candidatos às vagas sob o enfoque da mobilização do saber (conhecimento escolarizado), do saber-fazer (experiência) e do saber-ser (atitude).

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: CEFETMG/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 825.00 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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