O Conceito De Acessibilidade E Suas Relações Com A Educação E Cidadania – Juliana Fortuna

O Conceito De Acessibilidade E Suas Relações Com A Educação E Cidadania – Juliana Fortuna
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Resumo:

O presente estudo tem como problema de pesquisa levantar em que estágio de desenvolvimento se encontra o conceito de acessibilidade apropriado pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unesc, e, como objetivos, analisar o conceito de acessibilidade internalizado pelos alunos do curso de Fisioterapia da Unesc, em função da tipologia conceitual do referencial histórico-cultural; elencar as contribuições das disciplinas cursadas para a formação dos conceitos de acessibilidade; classificar os conceitos de acessibilidade emitidos pelos alunos do curso de Fisioterapia da Unesc; discutir as relações entre acessibilidade, cidadania e educação. Para tanto se adotou o método de pesquisa qualitativa e exploratória, na qual a unidade de pesquisa é o curso de Fisioterapia da Unesc, e os sujeitos de pesquisa são os alunos da 10ª fase do curso de Fisioterapia do segundo semestre de 2008. Foram entrevistados 26 acadêmicos de um total de 30. Os dados do presente estudo foram coletados em junho de 2008, na Clínica de Fisioterapia, por meio de entrevista semiestruturada, contendo cinco questões. Os dados foram analisados de modo qualitativo por meio da análise de conteúdo. Tal método teve como função principal, neste estudo, identificar o grau de elaboração e as relações entre conceitos, a partir dos conceitos formulados pelos entrevistados. Para proceder à análise, elaboraram-se três quadros nos quais foram inseridas as categorias a serem analisadas, utilizadas na interpretação das verbalizações, a fim de verificar em que nível se encontrava o conceito de acessibilidade internalizado pelos acadêmicos: científico, transitório ou cotidiano. Nove estudantes possuem o conceito científico de acessibilidade, quatro estudantes estão no conceito de transição e 13 estudantes, ainda, possuem conceito cotidiano. A preocupação do presente estudo foi além da formação do conceito científico de acessibilidade, pois pretendeu descobrir se os formandos de Fisioterapia conseguiam entender a relação existente entre acessibilidade, educação e cidadania. Entre os sujeitos entrevistados, apenas oito responderam qual disciplina estabelecia relação com a acessibilidade (ergonomia) e apenas sete conseguiram expressar uma definição aproximada de cidadania, estabelecendo uma relação adequada entre acessibilidade e cidadania.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESC/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 3.66 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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