O Computador No Ensino-Aprendizagem: Sua Presença E As Representações De Professores E Gestores Da Rede Pública – Milton Andrade Do Nascimento

O Computador No Ensino-Aprendizagem: Sua Presença E As Representações De Professores E Gestores Da Rede Pública – Milton Andrade Do Nascimento
Acessar

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo (1) descrever e interpretar o fenômeno da presença do computador no ensino-aprendizagem; e (2) identificar as representações que professores e gestores de uma escola pública da rede estadual têm sobre o seu uso. Como finalidade mais abrangente; este estudo também visou coletar subsídios para o desenho e implementação futura de um curso de formação tecnológica para educadores. Esta pesquisa fundamenta-se na noção de representações (Freire & Lessa; 2003); na discussão sobre a aprendizagem mediada pelo computador; interpretada a partir dos pressupostos teóricos do sócio-interacionismo (Vygotsky; 1934/1998; 1934/2000); nos conceitos de alfabetização e letramento no contexto presencial (Freire;1990; Tfouni; 1988; 2006) e digital (Sampaio & Leite; 1990); e em questões relativas à formação do professor na sociedade digital; tendo como foco a inclusão digital e as possíveis definições dos papéis desempenhados por educadores num contexto educacional digital (Kenski; 2003; 2007; Valente 2005; Pellanda; Schlunzen & Schlunzen Junior; 2005; Moran; 2007). A abordagem metodológica utilizada é a hermenêutico-fenomenológica (Ricouer; 1986/2002; van Manen; 1990; Freire; 2006). O contexto de investigação foi uma escola pública da rede estadual; localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Os registros textuais foram coletados por meio de questionários impressos ou enviados por e-mail. A pesquisa compreendeu três momentos: no primeiro; contou com a participação de vinte professores e quatro gestores; no segundo; contou com a participação de doze professores e; no terceiro; contou com a participação de três gestores. Os resultados obtidos evidenciam que professores e gestores compartilham de algumas representações que; quando contrastadas; revelam que os professores sentem falta de formação tecnológica específica e suporte técnico; enquanto os gestores vêem na falta de formação dos professores um entrave significativo. Quanto ao fenômeno da presença do computador no ensino-aprendizagem; o estudo revelou que conhecimento; facilidades e dificuldades são os temas que o constituem

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM
  • Área de Conhecimento: LINGÜÍSTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.40 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Computador No Ensino-Aprendizagem: Sua Presença pdf
  • livro O Computador No Ensino-Aprendizagem: Sua Presença baixar
  • livro O Computador No Ensino-Aprendizagem: Sua Presença epub
  • livro O Computador No Ensino-Aprendizagem: Sua Presença comprar
  • livro O Computador No Ensino-Aprendizagem: Sua Presença online
  • livro O Computador No Ensino-Aprendizagem: Sua Presença mobi
  • livro O Computador No Ensino-Aprendizagem: Sua Presença download