O Computador Na Aprendizagem Da Leitura E Da Escrita: O Processo De Mediação – Sueli Hypólito Da Silva Guitarrara

O Computador Na Aprendizagem Da Leitura E Da Escrita: O Processo De Mediação – Sueli Hypólito Da Silva Guitarrara
Acessar

Resumo:

Esta pesquisa tem como tema central a influência que o computador pode ter na aprendizagem da leitura e da escrita, e apóia-se na abordagem histórico-social de Lev Semenovich Vigotski. O trabalho foi realizado através da observação de dez crianças, em um projeto de uma escola pública estadual, no interior do Estado de São Paulo, voltado a possibilitar o acesso à leitura e escrita de crianças de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, ciclo I, tendo como recurso o uso do computador. As atividades desenvolvidas pelas crianças e coordenadora foram filmadas, e alguns episódios foram selecionados e submetidos à análise microgenética. Os resultados indicam que o computador pode ser utilizado de maneira diversificada para alcançar os objetivos na construção da aprendizagem da leitura e da escrita, atuando como instrumento mediador, possibilitando diferentes caminhos no processo ensino- aprendizagem, bem como valorizando o aspecto social e emocional do educando. Através deste trabalho percebeu-se que os alunos relatados com dificuldades de aprendizagem e defasagem idade-série, puderam apresentar crescimento e desenvolvimento em relação à leitura e a escrita, através da imitação, do lúdico, da mediação, da interação e uso do computador. Conclui-se que é possível indicar o uso de mediadores como o computador, para a aprendizagem da leitura e da escrita, pois ele traz possibilidades muito interessantes para o trabalho com crianças, podendo abrir caminhos além da mera mecanização do copiar, identificar letras, juntar letras, juntar sílabas, formar palavras e frases. Pode-se afirmar que o uso do computador, com uma mediação eficaz do educador, contribui sobremaneira num processo de construção de experiências positivas. Ele pode ser um auxiliar para o trabalho pedagógico, desde que seja utilizado por educadores com clareza dos objetivos a alcançar, compreendam que existem outras formas de conhecimento, tenham consciência crítica e projeto pedagógico. Chega-se a conclusão de que é importante compreender as crianças como seres pensantes, que observam, refletem e são capazes de formular hipóteses sobre o universo letrado que as rodeiam, portanto, uma intervenção mais eficaz seria entender a alfabetização como um dos aspectos de letramento, e favorecer a aprendizagem da leitura e a escrita de modo a possibilitar que os alunos sejam usuários da língua escrita tanto quanto da falada.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: CUML/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.23 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Computador Na Aprendizagem Da Leitura pdf
  • livro O Computador Na Aprendizagem Da Leitura baixar
  • livro O Computador Na Aprendizagem Da Leitura epub
  • livro O Computador Na Aprendizagem Da Leitura comprar
  • livro O Computador Na Aprendizagem Da Leitura online
  • livro O Computador Na Aprendizagem Da Leitura mobi
  • livro O Computador Na Aprendizagem Da Leitura download