O Comportamento Inovador Em Contextos B2B: Um Estudo Aplicado À Tecnologia Para A Pecuária – Eneida Bezzerra Soares Ribeiro

O Comportamento Inovador Em Contextos B2B: Um Estudo Aplicado À Tecnologia Para A Pecuária – Eneida Bezzerra Soares Ribeiro
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Resumo:

O presente estudo objetivou trazer um maior entendimento do comportamento inovador dos pecuaristas de gado de corte. Foi utilizada a Teoria da Difusão da Inovação como fundamentação teórica principal e a inovação estudada foi a de identificação eletrônica animal. Foi proposto um modelo de pesquisa que analisou as variáveis independentes (características percebidas da inovação, fontes de informação, importância e freqüência da rede social, psicografia organizacional e aprendizado organizacional) e variável dependente (a inovatividade organizacional). Os resultados apontaram que não existe relação significativa entre as características percebidas da inovação e a inovatividade, contrariando a indicação de Ostlund (1974). A inferência é a de que estas características, juntamente com a inovatividade sejam as mediadoras da adoção, de acordo com o proposto por AVLONITS et.al, 2004 e FRAMBACH e SCHILLEWAERT, 1999. As análises apontaram para a existência de relação positiva entre a freqüência de consulta às fontes institucionais e a inovatividade, bem como entre a freqüência de consulta às fontes “mídias” e a inovatividade, cuja explicação encontra apoio na Teoria da Força dos Laços Fracos, de Mark Granovetter (1973), que considera que a heterofilia é responsável pelo fornecimento de fontes importantes para idéias inovadoras. Foi encontrada uma relação positiva entre a importância dada à participação em leilões e a inovatividade, o que parece ser um indicador de comportamento inovador do pecuarista, demonstrado pelo interesse na melhoria da condição genética do rebanho. Não foi encontrada nenhuma relação entre as variáveis da psicografia organizacional e a inovatividade. Entre o aprendizado organizacional e a inovatividade, porém, foi encontrada uma relação positiva, corroborando indicações da pesquisa qualitativa e da literatura. Com o objetivo de definir mais precisamente o perfil dos consumidores em relação à tecnologia de identificação eletrônica animal foi feita uma análise de agrupamentos, permitindo a identificação e estudo de três grupos distintos de consumidores. O primeiro grupo foi designado de “Facilidade no Manejo, controle e qualidade”. Foi o único que obteve diferenciação estatística para todos os indicadores e também as maiores médias dos mesmos, denotando uma percepção geral muito boa em relação às características da inovação. O segundo grupo foi denominado de “Céticos, voltados à produção e receosos quanto a investir”, por ter obtido as menores médias para os indicadores em que houve diferenciação estatística significante. O terceiro grupo foi denominado de “Afeitos ao Controle e voltados para a Imagem”, por terem obtido médias altas nos indicadores relacionados a estas características. De maneira geral, a pesquisa comprovou a teoria do comportamento inovador de Rogers (2003), que é constituída em torno de um processo social, fomentado principalmente pela comunicação interpessoal, que exerce influência sobre as atitudes e comportamento dos indivíduos em relação às inovações.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFPR/ADMINISTRAÇÃO
  • Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 5.64 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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