O Comportamento Do Consumidor Das Feiras De Produtos Orgânicos De Belo Horizonte, Minas Gerais – Inês De Oliveira Noronha

O Comportamento Do Consumidor Das Feiras De Produtos Orgânicos De Belo Horizonte, Minas Gerais – Inês De Oliveira Noronha
Acessar

Resumo:

A busca pela qualidade de vida tem sido um fator de preocupação de um número cada vez maior de pessoas; que estão procurando uma alimentação mais saudável; na tentativa de resgatar um tempo em que ainda era possível se ter à mesa alimentos de boa qualidade biológica e livre de produtos químicos. Com isso; os produtos orgânicos vêm ganhando mercado nas diferentes camadas sociais e a procura por alimentos de produção ecologicamente correta aumenta cada dia mais. O objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento do consumidor de produtos orgânicos das feiras de Belo Horizonte – MG; buscando-se responder ao questionamento: Os fatores ou variáveis ambientais que promovem o desenvolvimento sustentável interferem na decisão de compra do consumidor de produtos orgânicos? Diante desta temática; efetuou-se uma pesquisa sobre as atitudes que assumem os consumidores de produtos orgânicos; para que ao final; fosse possível caracterizar o perfil dos compradores; conhecer os seus hábitos; identificar se os fatores ou variáveis ambientais interferem no seu comportamento e identificar os principais atributos dos produtos alimentares orgânicos que influenciam a preferência e a decisão de compra dos consumidores estudados. A pesquisa foi constituída de um levantamento preliminar de coleta de dados junto ao público-alvo; através de entrevistas individuais estruturadas; segundo roteiro previamente preparado. Posteriormente ao pré-teste; foram entrevistadas pessoas de diferentes níveis de educação e renda; com o propósito de verificar possíveis variações de resultados em decorrência desses fatores. A amostragem utilizada foi por conveniência; com a abordagem de pessoas nas três feiras: Mangabeiras; Funcionários e Pampulha; tendo sido aplicados 105 questionários. Os resultados demonstram que a maior porcentagem dos entrevistados concorda ou concorda totalmente que compram produtos orgânicos; devido à preocupação com a sua saúde e de sua família; como também pela preocupação com o meio ambiente. As teorias apresentadas pelos autores foram utilizadas como um parâmetro para a análise dos resultados; que fornecem importante contribuição para o entendimento do complexo e abrangente comportamento de compra de produtos orgânicos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: FPL/ADMINISTRAÇÃO
  • Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 698.79 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Comportamento Do Consumidor Das Feiras pdf
  • livro O Comportamento Do Consumidor Das Feiras baixar
  • livro O Comportamento Do Consumidor Das Feiras epub
  • livro O Comportamento Do Consumidor Das Feiras comprar
  • livro O Comportamento Do Consumidor Das Feiras online
  • livro O Comportamento Do Consumidor Das Feiras mobi
  • livro O Comportamento Do Consumidor Das Feiras download