O Componente Cultural Hispano-Americano Na Formação De Professores De Espanhol Como Língua Estrangeira (E/Le) No Brasil – Leda De Carvalho

O Componente Cultural Hispano-Americano Na Formação De Professores De Espanhol Como Língua Estrangeira (E/Le) No Brasil – Leda De Carvalho
Acessar

Resumo:

Esta tese, que se situa na área de Estudos de Linguagem e que compreende a Lingüística Aplicada como uma ciência que tem como propósito melhorar a eficácia do uso da língua, entendida como reflexo de uma cultura e de determinado comportamento social, procurou responder à seguinte pergunta: por que e como trabalhar o componente cultural hispano-americano na aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), com aprendizes adultos em um curso de formação de professores? A metodologia utilizada foi qualitativa e de caráter descritivo, e a pesquisa realizou-se com alunos de uma faculdade privada da cidade do Rio de Janeiro, cujo projeto pedagógico orientou a produção de um material didático específico, também analisado por nós. Por isso mesmo, a base teórica que serviu à pesquisa foi propícia à discussão de questões pertinentes àquela proposta, levando-nos a definir concepções sobre cultura e identidade cultural do universo hispano-americano, entendido como espaço fronteiriço entre a língua-cultura da língua estrangeira e a língua-cultura materna dos aprendizes. Essas concepções teóricas foram vistas como elementos fundamentais à aprendizagem de E/LE por brasileiros, tomando-se como referência uma abordagem cultural. A análise dos instrumentais da pesquisa (um questionário e um livro didático) foi orientada por duas preocupações: interessou-nos perceber com que concepção de hispano-americano e latino-americano esses instrumentais trabalhavam, e se os aprendizes se viam inseridos nesse contexto cultural. E o resultado das análises nos mostrou que aqueles sujeitos reconhecem as diferenças entre os povos latino-americanos, têm consciência e orgulho de pertencerem a essa comunidade cultural, além de terem reformulado antigas concepções limitadoras. Portanto, chegou-se à conclusão de que o conhecimento e a compreensão de diferentes identidades culturais da América Espanhola contribuem para a formação de professores de E/LE mais conscientes quanto às identidades latino.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFF/LETRAS
  • Área de Conhecimento: LETRAS
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 696.72 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Componente Cultural Hispano-Americano Na Formação pdf
  • livro O Componente Cultural Hispano-Americano Na Formação baixar
  • livro O Componente Cultural Hispano-Americano Na Formação epub
  • livro O Componente Cultural Hispano-Americano Na Formação comprar
  • livro O Componente Cultural Hispano-Americano Na Formação online
  • livro O Componente Cultural Hispano-Americano Na Formação mobi
  • livro O Componente Cultural Hispano-Americano Na Formação download