O Collégio De Educandos Artífices – 1865-1874: A Infância Desvalida Da Parahyba Do Norte – Guaraciane Mendonça De Lima

O Collégio De Educandos Artífices – 1865-1874: A Infância Desvalida Da Parahyba Do Norte – Guaraciane Mendonça De Lima
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Resumo:

Este trabalho tem como objetivo analisar a condição da criança e da infância no contexto de crise econômica e social pela qual passou a Província da Parahyba do Norte; tomando como referência o período de funcionamento do Collégio de Educandos Artífices de 1865 a 1874. A referida instituição foi criada por Lei Provincial no ano de 1859 e tinha por objetivo prestar instrução de primeiras letras e dar formação voltada para o trabalho à infância desvalida. Escrever essa história se constituiu um desafio no sentido de percebermos como foi elaborada uma cultura histórico-educacional; no que concerne especialmente à educação profissional voltada para as crianças de uma determinada classe que foi constituída a partir das vivências econômicas; sociais e; particularmente; culturais; conforme nos orientou Thompson (1987). Ao estudarmos a referida instituição buscamos responder aos seguintes questionamentos: Quem eram as crianças que ingressavam no Collégio? De onde advinham os recursos para a manutenção da instituição? Quais os reais interesses do governo provincial ao criá-la? Que demandas econômicas sociais e culturais motivaram a sua criação? Assim; elaboramos nossa análise a partir dos referenciais teóricos e metodológicos propugnados pela história social e cultural na perspectiva concebida por Burke (2005). Foram utilizadas fontes primárias; isto é; manuscritos referentes ao Collégio de Educandos Artífices; tais como: relatórios; ofícios; termos de contratos; balancetes; pertencentes ao acervo do Arquivo Histórico do Estado da Paraíba – FUNESC. Também foram utilizados os regimentos; regulamentos e normatizações referentes à instrução pública e particular produzidos na Parahyba do Norte. Fontes secundárias tais como: livros e artigos que tratam sobre a temática; foram de grande valia para realizarmos as interlocuções com outras instituições do mesmo gênero localizadas em outras províncias do Império brasileiro. Concluímos nosso estudo indicando a importância que teve essa instituição para o desenvolvimento de ofícios destinados à formação da infância desvalida na Parahyba do Norte; no oitocentos; constituindo-se; portanto; um importante exemplo acerca da educação profissional no Brasil e; mais particularmente; na Paraíba republicana.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFPB/J.P./HISTÓRIA
  • Área de Conhecimento: HISTÓRIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 564.96 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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