O Colégio Pedro Ii: Controvérsias Acerca De Sua Fundação – Alzenira Francisca De Azevedo Moises

O Colégio Pedro Ii: Controvérsias Acerca De Sua Fundação – Alzenira Francisca De Azevedo Moises
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Resumo:

Trata-se de uma pesquisa sobre a origem do Colégio Pedro II. Seu objetivo principal é descrever as controvérsias existentes acerca de sua fundação. Foi desenvolvida por meio de estudo bibliográfico e documental de caráter histórico; que pretende não só apresentar as questões que envolveram o ato de criação dessa instituição de ensino secundário pelo Decreto Ministerial de 2 de dezembro de 1837; bem como compreender as razões que levaram os representantes políticos do período – com destaque para a figura do Ministro Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850) que assinou o Decreto – a substituir o Seminário São Joaquim pelo Colégio Pedro II. A realização deste estudo fez uso de fontes documentais primárias impressas; tais como o Decreto de Criação do Colégio Pedro II de 1837; o discurso de inauguração desse educandário em 1838; o Estatuto da instituição em 1838; o Relatório Ministerial do ano de 1838 e edições do jornal Aurora Fluminense de 1838. As fontes secundárias são constituídas por publicações de autores contemporâneos que privilegiaram a temática em questão ou a delimitação temporal aqui estabelecida. O Colégio Pedro II; inaugurado em 25 de março de 1838; foi criado com o propósito de servir de modelo aos demais estabelecimentos que atuavam no campo do ensino secundário. Nos documentos oficiais selecionados para o presente trabalho; essa iniciativa do Governo foi exaltada como uma ocorrência notável do período Regencial; que traria benefícios para a sociedade brasileira. Todavia esse discurso não teve aceitação unânime dos indivíduos em seu entorno. No primeiro ano de funcionamento do Colégio; o jornal Aurora Fluminense publicou vários artigos que colocavam em dúvida o resultado benéfico que os mentores e os defensores do Decreto de 1837 insistiam em divulgar. Essa divergência na interpretação de um mesmo fato histórico revela; de certo modo; a luta dos homens na edificação do Império do Brasil; em especial na organização da esfera educacional; e mostra que esta é historicamente produzida.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UEM/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 815.78 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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