O Colégio De Aplicação Da Ufsc E A Política De Inclusão Escolar De Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais: Entre O Formal E O Pedagógico. – Mariza Konradt De Campos

O Colégio De Aplicação Da Ufsc E A Política De Inclusão Escolar De Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais: Entre O Formal E O Pedagógico. – Mariza Konradt De Campos
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Resumo:

A temática deste trabalho está centrada nas discussões sobre as políticas públicas de educação formuladas para atender alunos com necessidades educacionais especiais (NEE); na rede regular de ensino. Objetivou-se analisar como o Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); tem apreendido a política de inclusão escolar referente a alunos com NEE. Nessa perspectiva; partiu-se da análise dos documentos do CA da UFSC referentes ao processo de escolarização desses alunos e de documentos sobre a política de inclusão escolar; emanados do MEC e de organismos internacionais. Esta investigação foi desenvolvida tendo como referência os subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos (SHIROMA et al; 2005); a análise de discurso (ORLANDI; 2005) e a análise social do discurso (FAIRCLOUGH; 2001). Em relação à discussão sobre inclusão; autores como Martins (1997; 2002); Oliveira (2000) e Garcia (2004b) foram importantes nessa pesquisa. As contribuições de Ferraro (1991; 2002) Freitas (2002; 2004); Bourdieu e Champagne (1999); Carmo (2001); Mendes (2002) e Michels (2004; 2006) permitiram analisar questões referentes à política de inclusão escolar de alunos com NEE. Percebeu-se que a política em tela permite a coexistência de diversos modelos de atendimento. Assim; o CA centrou-se em alguns indicativos dessa política; considerando as condições materiais e humanas de que dispunha. Ou seja; pautou suas ações concretas; basicamente na formação de professores e em valer-se de bolsistas como apoio; os quais têm se configurado em uma das estratégias mais importantes para a permanência dos alunos com NEE no CA. Esta investigação permitiu perceber que o CA tem centrado suas reivindicações na solicitação de uma equipe de profissionais especializados; em garantir a presença de bolsistas; viabilizar a formação de professores (com o modelo médico – psicológico com presença marcante); buscar recursos financeiros e melhorar as condições de acessibilidade física; que são precárias. Tais ações são consideradas aqui como de perspectiva formal. Entretanto não se verificou; nos documentos estudados; ações que dizem respeito às estratégias e a encaminhamentos pedagógicos envolvendo o processo ensino-aprendizagem dos alunos com NEE. Dessa forma a relevância dada ao aspecto jurídico atrelado a encaminhamentos de ordem burocrática visando à inserção desses alunos no CA; secundariza os aspectos pedagógicos dessa relação.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSC/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 2.45 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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