O Coalinhamento Das Ações Táticas Mercadológicas Com A Expectativa Dos Consumidores: Caso Da Rede 20 De Supermercados – Jussara Goulart Da Silva

O Coalinhamento Das Ações Táticas Mercadológicas Com A Expectativa Dos Consumidores: Caso Da Rede 20 De Supermercados – Jussara Goulart Da Silva
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Resumo:

Com o disparo das inovações tecnológicas criado pela globalização, a competição por novos mercados e a aceleração por um arcabouço de informações estruturadas e planejadas projeta um novo quadro de busca por estratégias mais arrojadas. Esta agitação no mercado vem provocando mudanças nos hábitos, costumes e crenças dos consumidores. As pequenas redes supermercadistas, muitas vezes não conseguem acompanhar estas alterações constantes no mercado e dos consumidores, o que interfere em sua tomada de decisões. O objetivo precípuo deste trabalho foi analisar o grau do coalinhamento estratégico das ações táticas do composto mercadológico frente às expectativas dos consumidores das lojas da Rede 20 de Supermercados. Foram realizadas três fases para alcançar o objetivo proposto, uma qualitativa e duas quantitativas. Na primeira fase qualitativa, a pesquisa exploratória com os gestores das lojas foi sustentáculo para a elaboração do questionário estruturado. Na segunda fase, a quantitativa, a pesquisa descritiva ocorreu através do questionário estruturado aplicado aos gestores da rede e possibilitou identificar a prioridade atribuída aos componentes do composto mercadológico. Na terceira fase, quantitativa, a pesquisa descritiva aplicada com setecentos e oitenta consumidores da rede, possibilitou identificar as expectativas de prioridade para cada componente do composto mercadológico. Para o tratamento dos dados aplicou-se as análises descritivas, a análise da variância, a analise de comparação entre as médias, a análise fatorial dos componentes principais e a análise dos clusters. Os resultados do trabalho serviram para o balizamento das conclusões, onde se identificou, descreveu, comparou analisou o grau de coalinhamento estratégico atribuído tanto pelos gestores quanto pelos consumidores, e correlacionaram estes dados com as características dos gestores e das lojas. As conclusões extraídas do estudo corresponderam aos objetivos delineados, pois foi possível conhecer o grau do coalinhamento estratégico de cada loja e compará-los com o percebido pelos consumidores, o impacto dos itens das variáveis do composto mercadológico que explicam o grau do coalinhamento e o grupo do perfil de consumidores da Rede 20 de Supermercados. Observou-se que nível do grau do coalinhamento estratégico é inferior diante das expectativas dos consumidores. Identificou-se que o perfil de consumidores mais abrangente correspondem aos neutros. Isso evidencia a necessidade de ajustar os construtos das estratégias do composto mercadológico com as expectativas destes consumidores.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFPR/ADMINISTRAÇÃO
  • Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 4.10 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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