O Civic Journalism Como Estratégia Comunicacional Nos Veículos Impressos Do Interior De São Paulo: O Caso Do Jornal De Jales – Ayne Regina Gonçalves Salviano

O Civic Journalism Como Estratégia Comunicacional Nos Veículos Impressos Do Interior De São Paulo: O Caso Do Jornal De Jales – Ayne Regina Gonçalves Salviano
Acessar

Resumo:

Esta dissertação tem por objetivo analisar a adoção do civic journalism; denominado jornalismo cidadão neste estudo; como forma de se praticar o jornalismo regional em periódicos semanais de pequenas cidades do interior de São Paulo. Estudaremos este novo modelo de jornalismo – que se caracteriza pela existência e manutenção de um vínculo social entre o veículo de comunicação e os leitores; tematizando os problemas de uma comunidade para que seus moradores sejam capazes de resolvê-los – para investigar se (e de que modos) esta nova fórmula contribui para o aumento da capacidade da sociedade de lidar com os problemas coletivos; e em que medida esta linha editorial do periódico pode ser considerada uma estratégia comunicacional junto aos públicos leitor e anunciante. A justificativa para este trabalho encontra-se na necessidade de se buscar outras alternativas ao jornalismo hegemônico. Ao mesmo tempo; busca encontrar saídas mercadológicas para pequenas empresas de comunicação que sofrem com a concorrência inclusive da internet. Este é um estudo de caso do Jornal de Jales – impresso semanal que circula aos domingos na cidade de Jales; no noroeste paulista – a partir de três ações mediadas por ele: a criação da Casa de Cultura; a coleção de 96 fascículos do Projeto MEMÓRIA e uma série de 12 editoriais intitulados Acorda; Jales!; que procurou despertar os leitores para a necessidade de criação de um espírito da cidadania coletivo capaz de ajudar na resolução dos problemas locais. Todas estas matérias foram publicadas entre outubro de 1971; data de fundação do jornal; a dezembro de 2006; início desta pesquisa. Utilizando chaves conceituais construídas em obras de Algirdas Julien Greimas; Cicília Maria Krohling Peruzzo; Ciro Marcondes Filho; Clóvis Rossi; José Marques de Melo e Sylvia Moretzsohn; entre outros pesquisadores; foi possível examinar as ações do Jornal de Jales . O destinador estabeleceu um contrato de fidúcia com os destinatários que resultou em um pacto de responsabilidade social; conceito estudado a partir de autores como Alzira Alves de Abreu; Antônio Hohlfeldt; Carlos Álvarez Teijeiro; Carlos Castilho; Jan Schaffer; Luiz Martins da Silva; Márcio Ronaldo Santos Fernandes; Marialva Barbosa; Murilo César Soares e Nelson Traquina; entre outros. O objetivo do trabalho é analisar tal conjunto de ações mediadas pelo Jornal de Jales que se propunham a modalizar a sociedade local para um dever fazer-resolver seus problemas. Examinaremos como o enunciador apresenta tais ações em contratos comunicacionais específicos e realizaremos a crítica dos enquadramentos temáticos. A tese fundamental defendida nessa pesquisa; a partir do estudo de caso do Jornal de Jales; é que com o jornalismo cidadão é possível melhorar a linha editorial desses veículos de comunicação e estabelecer novas estratégias comunicacionais junto ao público.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
  • Área de Conhecimento: COMUNICAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 29.84 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Civic Journalism Como Estratégia Comunicacional pdf
  • livro O Civic Journalism Como Estratégia Comunicacional baixar
  • livro O Civic Journalism Como Estratégia Comunicacional epub
  • livro O Civic Journalism Como Estratégia Comunicacional comprar
  • livro O Civic Journalism Como Estratégia Comunicacional online
  • livro O Civic Journalism Como Estratégia Comunicacional mobi
  • livro O Civic Journalism Como Estratégia Comunicacional download