O Campo Disciplinar Da História Da Educação No Brasil: Mapeamento De Uma Produção Historiográfica (1970-1999) – Liliana Men

O Campo Disciplinar Da História Da Educação No Brasil: Mapeamento De Uma Produção Historiográfica (1970-1999) – Liliana Men
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Resumo:

Esta pesquisa, de natureza historiográfica, realizou um mapeamento sobre o conhecimento produzido no campo da História da Educação Brasileira, objetivando identificar, catalogar e selecionar a produção de intelectuais que problematizaram temas e procedimentos envolvendo a construção e a trajetória desta disciplina. Para desenvolver o objetivo proposto estabelecemos como recorte temporal o período entre os anos de 1970 a 1999. As fontes que ampararam a construção e desenvolvimento deste trabalho são de múltiplos formatos, tais como: teses de doutoramento, dissertações de mestrado, artigos publicados em revistas ou periódicos, artigos veiculados em Anais de Congressos, livros e capítulos de livros, totalizando 65 produções. Para efeitos didáticos, optamos por apresentar os resultados em três capítulos. No primeiro, apresenta-se como a produção historiográfica entende o conceito de Periodização e outras questões que permeiam este recorte temático. No segundo, expõe-se o entendimento que se tem e se faz sobre a Articulação entre o Passado e o Presente. No terceiro capítulo, problematiza-se o conceito de Fonte e as peculiaridades que envolvem sua aplicabilidade no terreno da História da Educação. A metodologia utilizada para apresentação e a análise destas temáticas pauta-se em uma História problema, sem descuidar do princípio cronológico da produção historiográfica. O “olhar interiorizado” sobre a historiografia da Educação Brasileira veiculada nos últimos 30 anos permitiu-nos obter vários resultados. Constata-se o esforço demonstrado pelos autores em estudo de superação e, até mesmo, de rompimento de práticas usuais dos historiadores da educação, em prol de novos aportes para a escrita ou a reescrita da História da Educação. Identifica-se a tentativa de desvinculação da disciplina de História da Educação, fomentadas em princípios filosóficos, na formação de docentes e pedagogos. Além disso, observa-se certo desconforto dos autores, ou melhor, dificuldade dos pesquisadores independentemente do tema analisado em escrever esta “nova” História da Educação. Concluiu-se, portando, ao final deste estudo que não há no campo da História da Educação um discurso homogêneo sobre os procedimentos técnicos, metodológicos e teóricos, comumente utilizados pelo pesquisador em seu ofício. Nota-se que o próprio pensamento dos intelectuais não estava definido ou “congelado”, mas, em constante movimento, sendo construído e reconstruído, a todo o momento. A nosso ver, o reconhecimento da existência deste debate sobre estas questões em História da Educação é revelador, já que possibilita-nos identificar que, no campo da Educação, não existem verdades absolutas, não existe apenas uma História da Educação, mas, sim, várias Histórias da Educação coexistindo em um mesmo momento histórico. Reconhecemos também, o que garante está diversidade de concepções de Histórias são os diferentes lugares de produção dos autores.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UEM/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 768.35 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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