O Caminho Da Subsunção Da Política Nacional De Formação Da Cut Às Diretrizes De Sociabilidade Neoliberais – Eliane Arenas Mora

O Caminho Da Subsunção Da Política Nacional De Formação Da Cut Às Diretrizes De Sociabilidade Neoliberais – Eliane Arenas Mora
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Resumo:

Nesta Tese procuramos refletir sobre os limites e possibilidades do movimento sindical contribuir com as transformações estruturais da sociedade na perspectiva socialista. A base empírica para esta reflexão foi a Central Única dos Trabalhadores, posto que entre todas organizações que centralizam ou centralizaram sindicatos em nosso país esta instituição foi a que concentrou as maiores possibilidades, potencialidades e experiências. A questão que nos colocamos foi: como a formação dos dirigentes cutistas se articulou com as estratégias de reforma ou revolução estrutural da sociedade. Em busca de resposta para esta questão analisamos dois períodos distintos desta entidade. A primeira fase vai desde a sua fundação em 1983 até os primeiros anos da década de 1990, quando efetivamente o neoliberalismo foi implantado organicamente em nosso país. O segundo período de análise vai dos primeiros anos da década de 1990 até 2006. Nestes dois períodos partimos da compreensão do bloco histórico (estrutura e superestrutura) para analisarmos as Resoluções de cada Congresso Nacional desta entidade e, também, as principais intervenções na vida política e sindical de nosso país, para então apreendermos as relações destas com as Políticas de Formação dos dirigentes sindicais da Central Única dos Trabalhadores. Nossas conclusões indicam para um processo de adaptação da CUT à hegemonia neoliberal, principalmente pela incorporação de objetivos e método de participação política demandados pela vertente neoliberal da Terceira Via. Esta adaptação é resultante de uma concepção de disputa de hegemonia afirmativa/propositiva que privilegia os espaços da aparelhagem estatal em detrimento da mobilização dos trabalhadores. No campo das políticas de formação esta adaptação ocorreu principalmente pela busca de financiamento das atividades de formação, inicialmente através da cooperação internacional de sindicatos, organizações não governamentais e governos social-democrata, e posteriormente através da utilização de recursos públicos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFF/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 1.49 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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