O Brincar E A Afetividade Na Prática Pedagógica De Professores De Educação Infantil – Cristiane Maria Franzini Sawaya

O Brincar E A Afetividade Na Prática Pedagógica De Professores De Educação Infantil – Cristiane Maria Franzini Sawaya
Acessar

Resumo:

O presente trabalho tem por finalidade analisar o papel da afetividade e do brincar na educação da criança da educação infantil; enfocando o caráter teórico-prático da formação dos professores no que se refere à importância que atribuem à relação do brincar e da afetividade com o objeto de conhecimento. Nesse sentido; a problemática que envolve este estudo busca identificar as contribuições da relação do brincar e da afetividade na formação dos professores de educação infantil como aspecto fundamental e facilitador da educação da criança na escola. Diante de tal problema compreendo que a formação do educador passa pela articulação teórico-prática no desenvolvimento de sua prática pedagógica; pois só assim se produz o conhecimento que dá origem e que explica a realidade. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa pauta-se; principalmente; nos estudos de Wallon; Vygotsky; uma vez que ambos; em linhas gerais; buscam identificar a presença da afetividade na relação professor-aluno e as influências desta no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa é realizada com fundamentos na concepção histórico crítico de educação; ou seja; a axiologia da práxis. A metodologia constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema; entrevistas com profissionais da área de Educação Infantil e observação sistemática de suas salas de aula. Para analisar o material empírico; foram construídas três categorias de análise: concepção de criança; conceito de afetividade e do brincar e a relação teoria-prática. Como resultados finais; apontamos para a necessidade de se pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir do brincar e do afetivo e de forma fundamentada; e articular teoria e prática; realizando um trabalho que supere toda forma de fragmentação ou de mera transmissão de informações acríticas. Aqui situa-se a relevância deste estudo.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUCCAMP/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 689.12 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Brincar E A Afetividade Na pdf
  • livro O Brincar E A Afetividade Na baixar
  • livro O Brincar E A Afetividade Na epub
  • livro O Brincar E A Afetividade Na comprar
  • livro O Brincar E A Afetividade Na online
  • livro O Brincar E A Afetividade Na mobi
  • livro O Brincar E A Afetividade Na download