O Brincar De Crianças Acometidas Pelo Câncer: Efeitos E Saberes – Donizeti Ferreira Barbosa Junior

O Brincar De Crianças Acometidas Pelo Câncer: Efeitos E Saberes – Donizeti Ferreira Barbosa Junior
Acessar

Resumo:

A proposta desse estudo visa a compreender os efeitos do brincar na criança em tratamento de câncer e identificar os saberes necessários a um professor de classe hospitalar ao brincar nesse ambiente. Para respaldar meu olhar crítico diante da temática em questão; procurei dialogar com os autores Château; Huizinga; Kishimoto; Brougère; Guillén & Mejía; Bogdan & Biklen; André; Goffmam; Foucault; Morin; Laplantine; Borges e Tardif. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo etnográfica; conforme teoriza André (1995). A autora considera que a pesquisa do tipo etnográfica é uma adaptação da etnografia à educação e justamente pelas características do trabalho em questão optei por essa abordagem. Participaram da pesquisa a professora da classe hospitalar e as crianças em tratamento de câncer internadas na pediatria do Hospital do Câncer em Cuiabá – MT e para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação participante e entrevista semi-estruturada. Quanto à análise dos dados; segui as orientações de Minayo (2006); que sugere passos na construção de categorias durante a operacionalização dos mesmos. A partir desses passos; chegou-se a três categorias finais; intituladas: transição do real ao simbólico: o efeito do brincar para a criança com câncer; o brincar na realidade hospitalar e seus diferentes efeitos: afloração do desejo; mudança no estado de humor; conforto momentâneo; estímulo à tomada de decisão e melhora na comunicação e os saberes necessários a um professor de classe hospitalar ao brincar com crianças em tratamento de câncer. Desse modo; observou-se que o brincar na vida da criança em tratamento de câncer; além de propiciar a transição do desconforto ao conforto; transfigura faces apáticas e sofridas em sorrisos; gargalhadas e gritos de satisfação; bem como possibilita a transição do real ao simbólico e auxilia a criança na verbalização de suas angustias. Quanto ao professor de classe hospitalar que brinca com crianças em fase de tratamento oncológico; desvelou-se que os saberes necessários a esse professor transitam entre a cordialidade; o incentivo; as experiências anteriores; a sensibilidade e a percepção do ambiente hospitalar. Nesse sentido; considero que ele detenha atitudes e saberes que lhe auxiliem a ser um mediador receptível; sensível; humilde; amoroso; carinhoso; atencioso e; ainda; tenha conhecimento teórico básico sobre a criança e seu desenvolvimento; sobre o brincar e a “ludicidade”; sobre os tipos de câncer e efeitos do tratamento e sobre a psicologia infantil; além de banhar-se de princípios e valores como a responsabilidade; a ética e a amizade. Atitudes que concebo como significativas; complexas e extremamente humanas.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFMT/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 4.83 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Brincar De Crianças Acometidas Pelo pdf
  • livro O Brincar De Crianças Acometidas Pelo baixar
  • livro O Brincar De Crianças Acometidas Pelo epub
  • livro O Brincar De Crianças Acometidas Pelo comprar
  • livro O Brincar De Crianças Acometidas Pelo online
  • livro O Brincar De Crianças Acometidas Pelo mobi
  • livro O Brincar De Crianças Acometidas Pelo download