O Atendimento Psicológico A Crianças Com Problemas Escolares: A Queixa Escolar Nos Prontuários De Psicologia – Rogério Dias

O Atendimento Psicológico A Crianças Com Problemas Escolares: A Queixa Escolar Nos Prontuários De Psicologia – Rogério Dias
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Resumo:

O presente estudo teve o objetivo de investigar os procedimentos utilizados e as explicações fornecidas em relação às crianças atendidas com queixa escolar em uma clínica-escola de psicologia da região do Grande ABC (SP); nos anos de 2005 e 2006. Para se atingir esse objetivo; recorreu-se aos prontuários de atendimento psicológico; analisando as seguintes variáveis: 1) o setor para onde a criança com queixa escolar foi encaminhada após a entrevista de triagem feita com o seu responsável; 2) os procedimentos adotados nos atendimentos psicológicos que envolvem esse tipo de queixa e; por fim; 3) as interpretações fornecidas em relação aos problemas escolares apresentados por essas crianças. Foram encontrados vinte e seis prontuários de crianças com queixa escolar; dentro do período selecionado. Porém em apenas nove deles foi possível se compreender como eram realizados os atendimentos das crianças; e analisar as interpretações dadas em relação às suas queixas; pois outros nove prontuários pertenciam a sujeitos que desistiram após a entrevista de triagem ou no decorrer dos atendimentos; e oito prontuários não possuíam informações suficientes para que fossem atingidos os objetivos propostos. Os resultados da pesquisa apontam que todas as crianças inscritas; após a entrevista de triagem feita com seus responsáveis; foram encaminhadas para algum núcleo de atendimento psicológico da instituição. Em relação aos procedimentos adotados nos atendimentos; houve o predomínio da aplicação dos tradicionais instrumentos de avaliação da psicologia e o contato com a escola; quando ocorreu; foi por meio de relatórios enviados pela instituição de ensino; mas que apenas ratificavam a queixa que havia sido o motivo do encaminhamento para atendimento psicológico. Por fim; as explicações a respeito dos problemas apresentados por essas crianças centraram-se nas questões do indivíduo; privilegiando uma concepção subjetivista dos problemas. Conclui-se que os conhecimentos e instrumentos da psicologia aplicados nesses atendimentos são utilizados de maneira instrumental; ou seja; como um fim em si mesmos e as interpretações fornecidas em relação à queixa escolar; reduzidas ao psicologismo; acentuando a cisão indivíduo e sociedade. Para sustentar as discussões efetuadas nessa pesquisa; recorreu-se aos autores da Teoria Crítica; especificamente; os estudos de Theodor Adorno e Herbert Marcuse a respeito da tecnologia; educação e psicologia.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 458.07 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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