Narrativa De Duas Experiências Em Turmas De Progressão Em Escolas Do Rio De Janeiro – Juaciara Barrozo Gomes

Narrativa De Duas Experiências Em Turmas De Progressão Em Escolas Do Rio De Janeiro – Juaciara Barrozo Gomes
Acessar

Resumo:

O trabalho focaliza um conjunto de reflexões que tem por objetivo fundamental compreender quais as condições enfrentadas pelos alunos, em turmas de progressão, no processo de formação do leitor. Neste sentido, esta dissertação abordou a temática da inclusão, tendo como foco as práticas docentes e as relações estabelecidas em sala de aula. Outrossim, procurou-se narrar os acontecimentos na íntegra para que o leitor pudesse fazer suas reflexões a partir de seu ponto de vista. A pesquisa apresentada é de cunho etnográfico e foi realizada em duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro, onde se privilegiou as turmas de Progressão, considerando o processo de formação de leitor vividos por esses sujeitos. Para compreender as razões que levam ao fracasso escolar, foi necessário investigar as causas que levam ao insucesso, bem como investigar quais condições que levam ao sucesso, numa abordagem que considera a identidade como produção social e histórica. O suporte teórico escolhido para embasamento deste trabalho refere-se a alguns estudiosos tais como Bourdieu (1992, 1996), Goffmam (1988), Foucault (2004), Freire (1987, 1996), Larrosa (2004), Benjamin (1993), Adorno (1995), Yunes (1999), Bakhthin (1997), Moreira (2002, 2005), Gentilli (2001), Vygotsky (1987, 1988), Garcia (2000, 2006), Dauster (1992, 1994), Lopes (1998), Prado e Soligo (2005), entre outros. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a observação participante e as entrevistas, dentre outros. As análises feitas, nos levaram a concluir que é possível a idéia da escola inclusiva, que acolhe o aluno com suas diferenças. Assim como também é possível formar um leitor crítico e reflexivo que, através das obras literárias, possa ter uma nova interpretação da realidade e do mundo.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UCP/RJ/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 9.44 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: