Mineração De Dados Educacionais Para Geração De Alertas Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem Como Apoio À Prática Docente – Adriana Justin Cerveira Kampff

Mineração De Dados Educacionais Para Geração De Alertas Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem Como Apoio À Prática Docente  – Adriana Justin Cerveira Kampff
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Resumo:

A Educação a Distância (EAD) no país apresenta-se em franca expansão. Cresce, a cada dia, o número de alunos que estudam por meio dessa modalidade. Gerenciar seus processos de aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com qualidade de interação e de acompanhamento, exige cada vez mais do professor. Esta tese descreve uma pesquisa que identifica, por meio de Mineração de Dados (MD) gerados pela interação em AVA, comportamentos e características de alunos com risco de evasão ou reprovação e, então, alerta o professor. Tais alertas são gerados a partir de agrupamentos de alunos com características similares, para que o professor possa estabelecer comunicação personalizada e contextualizada com esses sujeitos. O trabalho propõe uma arquitetura para sistemas de alertas em AVA, com alertas pré-definidos e outros gerados a partir da mineração de dados. Para validação da arquitetura, foram utilizados dados de 1564 alunos, de edições anteriores de uma mesma disciplina a distância, para mineração e extração de regras de classificação. As regras foram aplicadas para gerar os alertas durante o acompanhamento de 230 alunos em turmas em andamento. De cada aluno, cerca de 230 atributos foram analisados. Ao final, foi possível comprovar que as intervenções realizadas pelo professor, a partir dos alertas, direcionadas a grupos que compartilhavam necessidades específicas, contribuíram para a melhoria dos índices de aprovação e para redução dos índices de evasão dos alunos na disciplina acompanhada.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRGS/INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 3.72 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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