Leitura De Mundo E Leitura Das Palavras: Visões E Concepções De Professores De Sala De Leitura Sobre Textos De Saúde – Giuliana Diettrich Carvalho Pimentel

Leitura De Mundo E Leitura Das Palavras: Visões E Concepções De Professores De Sala De Leitura Sobre Textos De Saúde – Giuliana Diettrich Carvalho Pimentel
Acessar

Resumo:

Este trabalho investiga o discurso dos professores de Sala de Leitura da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro na mediação de textos sobre saúde nesses espaços de negociação de sentidos e significados, tendo como objetivo delimitar as concepções que orientam esses professores na mediação desses textos, discutindo as relações entre as suas práticas discursivas e sociais que se constituem nas/pelas Salas de Leitura, espaço de formação de cidadãos leitores. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfico, realizada em duas escolas municipais com Sala de Leitura-Pólo, envolvendo quatro professoras que atuam nessa função, sendo utilizado com referencial teórico-metodológico a Teoria Social do Discurso (2001b) e a Análise Crítica do Discurso (2001a, 2001b) proposta por Norman Fairclough. Os dados para composição do corpus analisado foram obtidos por meio da observação participante, entrevista etnográfica e análise documental composto por materiais recolhidos durante a observação e demais fontes como decretos, documentos e publicações. A investigação revelou as concepções ideológicas que acabam por constituir e permear o discurso dos sujeitos da pesquisa, no que concerne o exercício da função e a mediação dos textos sobre saúde, além de identificar afiliações ideológicas que investem, em diferentes graus, as práticas discursivas dessas professoras, impactando, inclusive, as práticas sociais que são mediadas e constituídas nesses espaços e sua relação e aderência à matriz social hegemônica do discurso que orienta e sustenta as Salas de Leitura.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRJ/EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE
  • Área de Conhecimento: CIÊNCIAS DA SAÚDE
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 1.28 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: