Investigando O Discurso De Crianças De Diferentes Classes Sociais: Os Conhecimentos Que Se Revelam – Sergio Luiz Borsato Sad

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

O presente estudo teve como objetivo analisar textos produzidos por crianças que estão em processo de alfabetização, procurando explicitar marcas nesses textos de conhecimentos sobre a linguagem escrita. Foram analisados vinte e quatro textos ditados para serem escritos, sendo doze textos produzidos por seis crianças de uma escola da rede particular e doze textos produzidos por crianças de um uma escola pública. A análise é essencialmente discursiva uma vez que leva em consideração principalmente a apropriação de um tipo de gênero do discurso, narrativa de histórias infantis, próprio de uma determinada situação sócio-interacional. Porém, para explicitarmos os conhecimentos que as crianças apresentam em seus textos sobre a linguagem escrita, procuramos, também, observar como elas organizam seus textos internamente, que elementos lingüísticos foram utilizados, para sabermos se elas já conseguem organizar seu discurso nos moldes da linguagem escrita. A fim de compreendermos melhor os fatores que estão contribuindo para que as crianças desenvolvam seus conhecimentos sobre escrita, realizamos entrevistas com as professoras e com as criança. Além disso, analisamos as fichas cadastrais das crianças buscando informações sobre o contexto sócio-econômico onde elas estão inseridas. Este estudo nos possibilitou concluir que, ainda que o fator sócio-econômico das famílias seja importante, não é uma regra para que as crianças tenham acesso a bens culturais e desenvolvam maiores conhecimentos sobre a linguagem escrita. Entendemos que há outros fatores que contribuem fortemente para que elas se apropriem da linguagem escrita em geral, e mais especificamente, para que se apropriem da linguagem escrita típica do gênero discursivo narrativa de histórias infantis. Esses outros fatores estão relacionados aos hábitos e atividades das famílias que propiciam o desenvolvimento desses conhecimentos, despertando um interesse intrínseco por parte das crianças, as quais passam a ver a aprendizagem da escrita como algo significativo. Dentro de uma visão de linguagem como prática social, este estudo buscou, também, definir a necessidade do ensino da escrita que vai além do desenvolvimento da habilidade de ler e escrever, que leva a criança a compreender as funções sociais da escrita, e a importância desses conhecimentos para que participem de maneira efetiva de uma sociedade onde a escrita ocupa um papel de grande importância nas relações sócio-interacionais.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFF/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 684.58 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Investigando O Discurso De Crianças De pdf
  • livro Investigando O Discurso De Crianças De baixar
  • livro Investigando O Discurso De Crianças De epub
  • livro Investigando O Discurso De Crianças De comprar
  • livro Investigando O Discurso De Crianças De online
  • livro Investigando O Discurso De Crianças De mobi
  • livro Investigando O Discurso De Crianças De download