Investigando Geometria: Aprendizagens De Professoras Da Educação Infantil – Maiza Lamonato

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

A presente pesquisa tem sua origem na prática docente da pesquisadora e nos estudos que indicam a ausência do ensino da geometria na Educação Básica bem como nas pesquisas que apontam para as possibilidades formativas da investigação matemática no ensino de matemática e naquelas que especificamente consideram a geometria como campo privilegiado para a exploração e a investigação. Objetivou-se investigar os conhecimentos revelados por quatro professoras que ensinam matemática para crianças de seis anos que cursam a Educação Infantil tendo como foco os momentos nos quais tais professoras: envolvem-se em atividades exploratório-investigativas de geometria; discutem sobre o ensino deste campo da matemática; elaboram tarefas a serem implementadas em suas salas de aula; realizam a ação pedagógica e refletem sobre a ação pedagógica. Além disso buscou-se investigar as possibilidades formativas das atividades exploratório-investigativas na constituição e ressignificação do conhecimento do professor e as possibilidades de tais atividades no ensino de matemática para crianças de seis anos a partir das ações desenvolvidas pelas professoras participantes. A pesquisa tem abordagem qualitativa cujos referenciais teóricos são fundamentados nas pesquisas que tratam do conhecimento do professor; considerando o aprender a ensinar como um processo contínuo; influenciado por diversas fontes e nos estudos sobre as atividades exploratório- investigativas no ensino de matemática. Os dados empíricos provém de um curso de formação contínua e são constituídos de: diário de campo da pesquisadora; registros escritos das professoras; gravações em vídeo e respectivas transcrições referentes aos encontros realizados no referido curso; onde a pesquisadora atuou também como formadora. A análise procedeu a partir de três eixos: o lugar ocupado pela geometria; as atividades exploratório-investigativas e o conhecimento do professor e a reconstrução de conhecimentos profissionais no repensar da prática pedagógica. Na análise confirmou-se que a geometria não é um campo da matemática regularmente presente no trabalho das professoras em conseqüência de suas experiências na formação e no seu trabalho profissional. Durante as atividades realizadas pelas professoras ao aprender geometria no contexto da exploração- investigação matemática foi possível perceber um estranhamento inicial com tarefas de caráter aberto e a evolução para uma postura questionadora e argumentativa. Também foram evidenciados elementos relacionados à importância das tarefas no desenvolvimento da atividade. O repensar da prática pedagógica em decorrência das atividades desenvolvidas e dos momentos formativos de re- flexão compartilhada possibilitou ressignificações sobre como a geometria é entendida no início da Educação Básica estando além das formas geométricas e abrangendo noções espaciais e representações do espaço. Além disso; culminou em reelaborações do conhecimento pedagógico do conteúdo indicando possibilidades da exploração-investigação matemática no ensino de matemática para crianças de seis anos; apontando para mudanças nas atitudes do professor ao assumir uma postura instigadora e questionadora; levando desta forma as crianças a também questionarem e justificarem suas hipóteses; em uma atividade conjunta entre professor e alunos. As ações desenvolvidas na sala de aula pelas professoras participantes confirmaram essas possibilidades; bem como revelaram novas formas de entender as finalidades dos registros das crianças sobre as brincadeiras que realizam.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSCAR/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 3.09 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Investigando Geometria: Aprendizagens De Professoras Da pdf
  • livro Investigando Geometria: Aprendizagens De Professoras Da baixar
  • livro Investigando Geometria: Aprendizagens De Professoras Da epub
  • livro Investigando Geometria: Aprendizagens De Professoras Da comprar
  • livro Investigando Geometria: Aprendizagens De Professoras Da online
  • livro Investigando Geometria: Aprendizagens De Professoras Da mobi
  • livro Investigando Geometria: Aprendizagens De Professoras Da download