Investigação Do Método De Ensaio De Determinação Da Resistência De Aderência De Revestimentos De Argamassa – Eliane Betania Carvalho Costa

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Resumo:

A determinação da resistência de aderência à tração de revestimentos de argamassa é executada principalmente pela ABNT:NBR 13528 (1995) que prescreve o método de ensaio; tanto para a realização em laboratório como em obra. No entanto; os resultados têm apresentado alta variabilidade para uma mesma situação de ensaio; além de grandes variações quando laboratórios diferentes realizam o ensaio em um mesmo revestimento. Parte desta variação é atribuída à própria propriedade analisada; uma vez que a aderência é influenciada por diversos fatores (materiais envolvidos; processos construtivos e meio ambiente) e a outra parcela pode ser atribuída à metodologia de ensaio; tendo em vista a padronização insuficiente das etapas de teste; permitindo; por exemplo; o uso de corpos-deprova com diferentes formatos e dimensões. Assim; o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de alguns parâmetros do ensaio nos resultados de resistência de aderência à tração; tais como: a geometria e dimensão dos corpos-de-prova; procedimento de corte do revestimento; tipo de equipamento; forma de aplicação da carga; taxa de carregamento; bem como as propriedades dos materiais envolvidos (substrato; argamassa; chapisco e cola). Para tanto; o estudo foi elaborado em duas etapas distintas: a primeira; uma modelagem computacional utilizando o método dos elementos finitos (programa ANSYS®) a fim de verificar a distribuição de tensões na interface substrato/revestimento quando submetido a esforço de tração; e a segunda; experimental desenvolvida em laboratório; em revestimentos de argamassa aplicados em placas de substrato-padrão. Os resultados obtidos permitiram distinguir os fatores que influenciam significativamente na resistência de aderência: a geometria e dimensão dos corpos-de-prova; o procedimento de corte; o tipo de equipamento; a taxa de carregamento e a forma de aplicação da carga. O tipo de cola não foi um fator preponderante na variação dos resultados. Constatou-se uma relação direta entre a resistência de aderência à tração e a umidade do revestimento no momento de realização do ensaio. Além disto; a modelagem computacional mostrou-se uma ferramenta eficiente para verificar o comportamento do sistema de revestimento quando submetido a esforços; por meio da distribuição de tensões.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFG/ENGENHARIA CIVIL
  • Área de Conhecimento: ENGENHARIA CIVIL
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 8.32 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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