Investigação Da Interação Entre Fatores Genéticos E Ambientais E Sua Influência Em Escores De Memória – Jaqueline Bohrer Schuch

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Resumo:

Alterações da memória são uma das queixas mais freqüentes no envelhecimento. Assim; o objetivo do presente trabalho é analisar se fatores ambientais como o tabagismo; o consumo de álcool e práticas de atividades diárias; e polimorfismos genéticos da APOE e do HTR2A; possuem influência sobre os escores de memória a partir dos 50 anos. A amostra conta com 112 indivíduos da região do Vale dos Sinos; que foram entrevistados para fornecerem dados sobre o seu ambiente; e passaram por avaliações de memória. Além disso; foi coletado sangue venoso para as análises genéticas. Os escores de memória foram ajustados para idade; sexo e nível educacional através de regressão linear. Foram utilizados o programa SPSS versão 15.0 e INSTAT versão 3.06 para as análises estatísticas. Em relação ao gene APOE; indivíduos E*2E*3 apresentaram piores escores para a memória visual imediata e tardia em relação a homozigotos E*3E*3 (p=0;01; p=0;02). Não foi possível observar influência do gene HTR2A sobre os escores de memória. O consumo de cerveja após os 40 anos demonstrou uma influência positiva sobre os escores de memória verbal imediata (p=0;03) e tardia (p=0;02). Com relação à quantidade consumida; observou-se que o consumo de álcool em geral e de vinho foram benéficos para a memória verbal tardia (p=0;01; p=0;01). O consumo freqüente de cerveja foi associado positivamente com a memória verbal imediata (p=0;001) e tardia (p=0;057); e de forma negativa com a memória visual tardia (p=0;05). Quanto ao tabagismo; não foi observada nenhuma influência significante sobre os escores de memória. Dentre as atividades diárias passivas avaliadas; o hábito de ouvir música após os 40 anos foi benéfico para a memória verbal imediata (p=0;05) e tardia (p=0;007); assim como a soma total de atividades passivas e o hábito de ver televisão foram positivamente relacionados com a memória verbal tardia (p=0;008; p=0;018). A diversidade de atividades passivas também foi benéfica para a capacidade de aprendizado (p=0;004). Entre as atividades intelectuais; o hábito de montar quebra-cabeça antes dos 40 anos e o hábito de pintar e desenhar após os 40 anos foram correlacionados negativamente com o aprendizado verbal (p=0;04; p=0;04). No entanto; ao analisar a intensidade relativa destas atividades; observou-se que a prática freqüente destas atividades; em detrimentos de outras atividades intelectuais; está relacionada a piores escores de aprendizado verbal (p=0;02; p=0;04) Atividades físicas realizadas após os 40 anos foram correlacionadas positivamente com a memória verbal tardia (p=0;01); e especificamente a prática de dança e academia com o aprendizado verbal (p=0;05). A partir da análise de regressão linear; observou-se uma interação entre o gene da APOE e a diversidade de atividades passivas (p=0;045): portadores do alelo E*2; com índice de diversidade alto possuem escores de aprendizado verbal semelhantes à não portadores do alelo E*2 com diversidade igualmente alta. Os dados do presente trabalho demonstram importantes influências do ambiente sobre a memória; assim como o papel isolado e em conjunto com o ambiente do gene APOE; tornando clara a necessidade de mais investigações para replicar nossos dados em amostras maiores e de diferentes procedências.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: FEEVALE/QUALIDADE AMBIENTAL
  • Área de Conhecimento: ECOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 4.93 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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