Invenções Ordinárias: Currículos, Políticas E Matizes Nas Culturas De “Ser-Professor” – Alexandra Garcia Ferreira Lima

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Resumo:

Esta pesquisa origina-se na ideia de que os sentidos atribuídos a “Ser-professor” matizam-se e multiplicam-se, diferindo permanentemente, a partir dos contatos com as idealizações da docência presentes nos diversos contextos da formação e nos sentidos produzidos por seus sujeitos, imersos em múltiplos contextos. Como as esferas do palácio de pedra em Fedora, e a própria cidade imaginada por Ítalo Calvino (2001), essas formas são múltiplas. Assim, teve-se por objetivo discutir os processos de produção e de compreensão do “Ser-professor” presentes nas políticas nacionais e locais e seus diversos matizes singulares aos contextos específicos locais nas produções individuais de práticas e sentidos da docência que existem e são produzidos nos cotidianos. Trata-se dos modos de entender e especialmente modos de “Ser-professor”, cultural e cotidianamente tecidos. Para desenvolver essa discussão, parte-se do debate sobre o uso do termo cultura, apoiado nas contribuições dos Estudos Culturais, especialmente em Cevasco (2001), que o expressa com base nos trabalhos de Raymond Williams. Para estudar o processo de produção de políticas enquanto tal, trabalhou-se, especialmente, com as contribuições de Ball (2001) sobre as relações entre as políticas locais e as globais e os processos de produção das políticas, entendidos pelo ciclo de políticas (BALL e BOWE, 2002). Recorre-se, aqui, às contribuições de Foucault sobre as relações entre discurso e busca de hegemonia. Também foram fundamentais no desenvolvimento da tese os conceitos de redes de sujeitos (SANTOS, 1995), usos (CERTEAU, 1994) e da circularidade entre culturas (GINZBURG, 1987) para potencializar a compreensão dos processos de significação e produção de sentidos presentes nas práticas dos cursos de formação pesquisados. A pesquisa realizou-se em licenciaturas e cursos de pedagogia de uma universidade privada da baixada fluminense e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os caminhos metodológicos seguiram por análises documentais e de textos relacionados às políticas curriculares, bem como por observações, entrevistas e outras “pistas” com base no campo dos Estudos do Cotidiano.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UERJ/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 2.06 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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