Intervenções Fisioterapêuticas Num Contexto Lúdico Junto A Crianças Com Doenças Respiratórias Crônicas – João Adilson Nunes

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Resumo:

Verifica-se hoje em dia o aumento da incidência de problemas pulmonares que ocasiona internações hospitalares infantis com maior freqüência. Este projeto baseia-se na visão biopsicossocial da Psicologia da Saúde e leva em conta a valorização de atividades do cotidiano da criança; como o brincar; para sua recuperação. Tem por objetivo principal investigar se a utilização de técnicas interventivas lúdicas em fisioterapia contribui para a melhora dos níveis de oxigenação de crianças asmáticas e por objetivos específicos traçar um breve perfil clínico da criança que procura o Ambulatório de Alergia e Imunologia da Faculdade de Medicina do ABC e verificar a adesão da criança com problemas respiratórios a uma intervenção fisioterapêutica lúdica da criança. A análise qualitativa da intervenção lúdica registra grande envolvimento e participação prazerosa das crianças e ampla aceitação dos pais. Estes resultados sugerem que novas pesquisas sejam realizadas a respeito de intervenções lúdicas em fisioterapia. Utiliza-se de método avaliativo-interventivo quase-experimental. Seus participantes são 58 crianças de ambos os sexos com idade de quatro a 11 anos com as patologias de asma brônquica; bronquite e rinite alérgica; sem a presença da crise. Desenvolve-se por meio de sessão única com cada paciente; com avaliação antes e após da intervenção fisioterápica lúdica por meio das aferições dos sinais vitais; (PA; FC; FR;T°C; incluindo oximetria de pulso e PFE) técnicas de aquecimento; alongamento torácico; fortalecimento abdominal e expansão torácica. Realiza análise qualitativa da responsividade das crianças às técnicas interventivas empregadas no contexto lúdico. Os resultados a respeito do perfil clinico indicam maior incidência de Asma; com 44 casos (75;8620 %); para 11 casos de Rinite (18;9655 %) e apenas três de Bronquite (5;1724 %). Os dados relativos a PA; FC; FR;T°C e ao PFE mostram-se dentro da normalidade. Este estudo não constata diferença significativa em relação ao nível de saturação de O2 após a intervenção lúdica. Quanto à adesão; 55;2 % dos participantes aderiram; sendo que a não adesão deu-se por motivos particulares alegados pelos responsáveis ou indisposição da criança; de dor de cabeça; sonolência e/ou vômito. A análise qualitativa da intervenção lúdica registra grande envolvimento e participação prazerosa das crianças e ampla aceitação dos pais. Estes resultados sugerem que novas pesquisas sejam realizadas a respeito de intervenções lúdicas em fisioterapia.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UMESP/PSICOLOGIA DA SAÚDE
  • Área de Conhecimento: PSICOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 387.20 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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