Intervenção Psicomotora Lúdica Em Crianças Com Dificuldades De Aprendizagem – Solange Rodrigues Martins Camargo Dos Santos

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

Este estudo investiga evidências da influência de uma intervenção psicomotora lúdica na construção do pensamento operatório concreto e desempenho neuromotor de alunos com dificuldade de aprendizagem da 2ª série do ensino fundamental; de escola pública do Estado de São Paulo. Utiliza-se de método experimental. Manipula a intervenção psicomotora lúdica; (Variável Independente-VI); com o objetivo de verificar a sua possível influência no desempenho cognitivo relativo a noções de Conservação; Classificação; Seriação e Aritmética; assim como no neuromotor relativo a Agilidade e Orientação Direita-Esquerda (Variáveis Dependentes – VDs) – totalizando 6 VDs. A amostra compõe-se por 18 escolares; na faixa etária de 7 a 11 anos; de ambos os sexos; organizados em dois grupos: experimental (N=9) e controle (N=9). O procedimento experimental desenvolve-se em 16 sessões; constando de três etapas. Aos dois grupos são aplicados; individualmente; pré-teste (1ª etapa) e pós-teste (3ª etapa); constando de duas sessões individuais em cada etapa; com a utilização dos seguintes instrumentos: Provas Operatórias de Piaget; teste Piaget-Head de Orientação Direita-Esquerda e subteste de Aritmética do teste de Desempenho Escolar de Stein; teste de Shuttle Run . A 2ª etapa; exclusiva do grupo experimental; consta da intervenção psicomotora lúdica; em 12 sessões grupais de 50 minutos cada. Utilizou-se da prova de Wilcoxon; para comparação dos resultados entre os grupos. Os resultados referentes às noções de Classificação ( p=0;010); Seriação (p=0;034); Aritmética (p=0;157) e Orientação Direita- Esquerda (p=0;007); indicam que ocorreu uma diferença significativa estatisticamente; considerando-se que os participantes apresentaram desempenho superior nos pós-testes. Nas demais provas; foi observado melhor desempenho nos dois grupos; o que; portanto; não pode ser atribuído à intervenção. Conclui-se que o objetivo do trabalho foi atingido; visto que o programa mostrou-se eficiente para desenvolver o pensamento operatório e o neuromotor em relação a Orientação Direita-Esquerda dos participantes.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UMESP/PSICOLOGIA DA SAÚDE
  • Área de Conhecimento: PSICOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 2.76 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Intervenção Psicomotora Lúdica Em Crianças Com pdf
  • livro Intervenção Psicomotora Lúdica Em Crianças Com baixar
  • livro Intervenção Psicomotora Lúdica Em Crianças Com epub
  • livro Intervenção Psicomotora Lúdica Em Crianças Com comprar
  • livro Intervenção Psicomotora Lúdica Em Crianças Com online
  • livro Intervenção Psicomotora Lúdica Em Crianças Com mobi
  • livro Intervenção Psicomotora Lúdica Em Crianças Com download