Interiorização Da Ufac: Qualificação Profissional E Sua Influência No Desenvolvimento Do Estado Do Acre – Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

Na era da globalização, a discussão que é inserida em todos os centros do conhecimento é a proposta de um desenvolvimento que privilegie as potencialidades locais e a formação de capital humano capaz de evidenciar propostas que atendam as necessidades da população como um todo. Para formar capital social é necessário investir em educação de qualidade, visando, sobretudo especializar profissionais para atuarem nos diversos campos do conhecimento. Nesta perspectiva é que a Universidade Federal do Acre, em parceria com o Estado e municípios, e seguindo as diretrizes da lei, implanta o Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica, visando melhorar a qualidade do ensino nas escolas da rede pública. Em referimento a tal contexto, a presente pesquisa objetivou analisar o impacto que a formação de professores, através do Programa, teve no desenvolvimento educacional do Estado do Acre e na melhoria, das condições sócio-econômicas, enfocando as possíveis conseqüências que esta formação poderá ter no desenvolvimento de nosso Estado. Para a efetivação da pesquisa foram escolhidos os municípios de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Brasiléia como representantes do vale: Juruá, Acre e Purus, respectivamente. A escolha desses municípios foi intencional, pois eles são os maiores dentro de seus respectivos vales, sendo referência dentro dos mesmos. O método utilizado para a elaboração do trabalho consistiu, basicamente, de investigação documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com os sujeitos desta pesquisa representados pelos participantes do Programa, Coordenadores de Curso, Gestores ligados a Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação, Professores, Coordenadores de Núcleos, Munícipes, ou seja, as pessoas que estavam ligadas direta ou indiretamente com a execução dos Cursos no Interior do Estado. Os resultados efetivos obtidos indicam que mesmo em curto prazo, a qualificação profissional contribuiu significativamente para a elevação da qualidade do ensino da região, fato esse observado em indicadores levantados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Relatos de professores, diretores, secretários municipais de educação mostraram que há hoje um compromisso maior da comunidade e do poder público com a educação. Os professores chamados “leigos” recuperaram sua auto-estima e estão mais conscientes de sua função e com melhores ferramentas pessoais para ensinar seus alunos. Os professores recém formados tiveram a oportunidade de imediato ingressar no mercado de trabalho através do concurso público realizado em 2006. O Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica nos ensinou que é possível promover mudanças efetivas na educação e na maneira de a sociedade se relacionar.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFAC/DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • Área de Conhecimento: INTERDISCIPLINAR
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 2.39 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Interiorização Da Ufac: Qualificação Profissional E pdf
  • livro Interiorização Da Ufac: Qualificação Profissional E baixar
  • livro Interiorização Da Ufac: Qualificação Profissional E epub
  • livro Interiorização Da Ufac: Qualificação Profissional E comprar
  • livro Interiorização Da Ufac: Qualificação Profissional E online
  • livro Interiorização Da Ufac: Qualificação Profissional E mobi
  • livro Interiorização Da Ufac: Qualificação Profissional E download