Interferência Da Linguagem No Processo De Ensino E Aprendizagem: Como A Terminologia Técnica Interfere Na Educação Escolar, Saberes E Práticas Pedagógicas Referentes Aos Conteúdos De Biologia Do […] – Jorge Luiz Heraclito De Mattos

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar como ocorre a utilização da Linguagem, tema da pesquisa, nos processos de ensino e de aprendizagem na educação escolar referentes aos conteúdos de Biologia do ensino médio. Ao refletir sobre este aspecto da aprendizagem formal, propomos como título do trabalho interferência da Linguagem no processo de ensino e aprendizagem: como a terminologia técnica interfere na educação escolar, saberes e práticas pedagógicas referentes aos conteúdos de Biologia do ensino médio. Direcionamos nosso interesse para a problemática relacionada às terminologias técnicas daquele componente curricular desde o ano de 1998, quando entramos em contato com a Educação local. Optamos pela abordagem qualitativa e sendo a pesquisa do tipo descritiva. As técnicas de pesquisa incluíram questionários para os professores de Biologia do ensino médio e documentos como atas de aulas e planos de cursos. Os sujeitos da pesquisa foram professores do ensino médio das cinco escolas estaduais do município de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia. As questões de estudo envolveram a formação continuada e a interdisciplinaridade. O referencial teórico que fundamentou a análise do problema da pesquisa abrangeu estudiosos das áreas da Metodologia, da Educação, da Linguagem, da Pedagogia, da Terminologia, e da Teoria da Aprendizagem dentre os quais podemos citar Antonio Chizzotti (1991), Paulo Freire (2002), Leve Semenovich Vigotsk (1998), Martin Heidegger (2003), Wittgenstein (1979), Michael W. Apple (1989) e Eduardo Fleury Mortimer (2000) além de outros. Os resultados obtidos apontam para uma realidade educacional que se constitui num processo de ensino e de aprendizagem deficientes quanto ao domínio de terminologias técnicas e seus aspectos epistemológicos como conseqüência de suas práticas estarem divorciadas da interdisciplinaridade e da formação continuada.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNIR/CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
  • Área de Conhecimento: LINGÜÍSTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 471.25 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Interferência Da Linguagem No Processo De pdf
  • livro Interferência Da Linguagem No Processo De baixar
  • livro Interferência Da Linguagem No Processo De epub
  • livro Interferência Da Linguagem No Processo De comprar
  • livro Interferência Da Linguagem No Processo De online
  • livro Interferência Da Linguagem No Processo De mobi
  • livro Interferência Da Linguagem No Processo De download