Interfaces Entre Meios: O Processo De Criação De Joseph Beuys – Simone Sobral Rocha

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Resumo:

Esta pesquisa consiste em refletir sobre os modos de produção na Arte Contemporânea; especificamente; no estudo do processo de criação do artista Joseph Beuys. Discorreremos sobre algumas especificidades das Artes Visuais nesse contexto; objetivando compreender em que medida as interfaces entre meios configuram e possibilitam a comunicação em certas obras contemporâneas. O procedimento construtivo presente na obra do artista; na aderência entre meios e na continuidade de suas ações; levam à adoção de uma perspectiva crítica que enfoca os processos de criação; ou seja; a crítica de processo; assim como vem sendo desenvolvida por Cecília Almeida Salles. Utilizaremos a teoria geral da criação de base semiótica como instrumento de análise; refletindo a criação como rede em construção e enfatizando a questão da mobilidade do processo criativo; no qual a obra é o processo e o processo é a obra. Com base na teoria semiótica de Charles S. Peirce; pretende-se ampliar o estudo focando o sentido da comunicação nos movimentos estéticos contemporâneos. A dinamicidade no processo sígnico permite a inter-relação das diversas manifestações artísticas e a interface entre os meios de ação. Por meio da discriminação; análise e comparação dos elementos genéticos que se estabelecem entre vídeos; entrevistas e registros fotográficos da produção do artista; refletiremos sobre as interfaces entre meios ou suportes e a interação do público como elementos fundamentais do seu processo de produção. Um dos elementos de maior relevância foi observar a presença das diversas manifestações ; o quanto são inseparáveis e se fundem na Arte Contemporânea. Por mais que exista um recorte para as Artes Visuais; constata-se a interface dos meios em um processo intersemiótico. Sendo assim; pensaremos as ações do artista em todo seu percurso como um contínuo processo sígnico de comunicação. Ao tratarmos das manifestações artísticas contemporâneas; percebemos suas qualidades expressivas e comunicativas que geram questionamentos convidando o público a ser e fazer parte da obra. Nas ações do artista; o corpo é meio e suporte do processo artístico e comunicativo. Considerando a experiência perceptiva nesse percurso; recorreremos a teoria de Norval Baitello e a filosofia de Diétmar Kamper; possibilitando um estudo mais aprofundado sobre o corpo e sua imagem. Nesse processo sígnico não linear; as próprias ações do artista e do público são elementos que levam à outras ações; gerando novas possibilidades nos processos produtivos em seu movimento e permitindo que novas redes se construam; configurando a tendencialidade do projeto poético do artista em uma ação dinâmica e não em um produto estático

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
  • Área de Conhecimento: COMUNICAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 4.24 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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